Não é exagero dizer que o Nissan Kicks é um dos produtos mais importantes da marca neste momento. O SUV compacto nasceu no Brasil e gradualmente foi para outros mercados, como América do Norte e Ásia, substituindo o Juke em alguns países. Por isso, há uma grande expectativa sobre a segunda geração, revelada antes da apresentação pública marcada para semana que vem, no Salão de Nova York (EUA). Apesar disso, chegará ao mercado brasileiro em 2025 com um novo motor turbo.
Antes mesmo de falar das medidas do Nissan Kicks 2025, temos que comentar sobre o seu design. Conforme muitos rumores afirmavam, o SUV compacto trouxe um design inspirado no conceito do Pathfinder apresentado na China no ano passado. Terá uma grade retangular bem larga e um pouco mais fina, com a iluminação diurna em LEDs integrada nas bordas – algo como o que a Hyundai fez com o Tucson. Este estilo tinha sido antecipado pelo Pathfinder, embora aqui seja mais funcional. Os faróis principais ficarão logo acima, junto com a linha do capô, que está bem alto.
Só esta mudança faz com que o Kicks pareça um pouco mais robusto de frente e a própria fabricante destaca muito esta mudança. A traseira também usa um estilo diferente de qualquer outro carro da Nissan atualmente. Há uma pequena inspiração no novo Nissan Z, pela barra preta horizontal, mas muda completamente quando chegamos às lanternas, usando três linhas em LED que vão descendo – alguns vão falar que parece um rosto triste.
A cabine também está totalmente nova, a começar pelo painel de instrumentos, agora totalmente digital e combinado à tela da central multimídia. É impossível não lembrar do MBUX da Mercedes-Benz, pois são bem semelhantes. A versão de entrada terá displays de 7 polegadas, enquanto as configurações mais caras terão telas de 12,3 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O painel está mais limpo e abusando das linhas retas. O volante também é novo, de base achatada e adotando novos controles. A fabricante destaca ainda que o Kicks passa a contar com os bancos com a tecnologia Zero Gravity também na segunda fileira.
Para o mercado norte-americano, o Kicks receberá bem mais equipamentos. Agora terá ar-condicionado digital com controles por toque na versão topo de linha. Virá de série com o pacote Safety Shield 360, composto por monitor de ponto cego, alerta de saída de faixa, frenagem automática de emergência dianteira e traseira com detecção de pedestres, e assistente de farol alto. A maior parte da linha terá controle de cruzeiro adaptativo, enquanto a versão topo de linha SR contará com o ProPILOT Assist, um modo semi-autônomo que mantém o veículo na faixa de rodagem. Também exclusivo para a configuração mais cara será a câmera 360°.
Os flagras davam a impressão de que o novo Kicks seria maior e estávamos certos. O SUV agora mede 4.366 mm de comprimento (5,6 cm maior do que o atual), por conta do aumento do entre-eixos, que foi de 2.620 mm para 2.656 mm (+ 3,6 cm), ou 2.664 mm na nova versão com tração integral. A largura aumentou para 1.800 mm (+ 4 cm) e a altura agora é de 1.630 mm (+ 2 cm). A fabricante diz que o espaço para ombros cresceu 4,3 centímetros, enquanto a área para pernas nos bancos traseiros aumentou 2,2 cm e 3,8 cm para ombros. O porta-malas tem 849 litros de capacidade, porém é pela medida feita nos EUA, que vai até o teto.
Assim como se espera no Brasil, o Kicks 2025 trocará o motor nos EUA, porém com uma opção diferente. Deixará de lado o 1.6 aspirado de 127 cv e 16 kgfm (113 cv e 15,2 kgfm na versão brasileira), adotando um 2.0 aspirado de quatro cilindros, que gera 143 cv a 6.000 rpm e 19,3 kgfm a 4.000 rpm. A única opção de transmissão será a automática do tipo CVT. Outra novidade é a adição de uma versão com sistema de tração integral, algo inédito para o SUV compacto, que ainda troca a suspensão traseira de eixo de torção por uma multilink. Todas as configurações usam freios a disco ventilados nas rodas dianteiras e sólidos nas traseiras.
O novo Nissan Kicks fará sua estreia oficial na semana que vem, durante o Salão de Nova York. Iniciará as vendas nos EUA e no Canadá no início do 2º semestre deste ano, quando os preços serão revelados. No caso do Brasil, ainda iremos esperar bastante, pois a estreia do novo Kicks está marcada para 2025, quando começará a ser produzido em Resende (RJ). O modelo nacional terá um inédito motor turbo, resolvendo uma das grandes críticas feitas atualmente. E ainda irá conviver com a geração atual, que receberá uma reestilização para continuar nas lojas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com nova geração lá fora, Nissan Kicks tem R$ 13.000 de bônus no Brasil
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Quais foram os 25 carros mais vendidos do Brasil em setembro até agora?
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Desconto para PCD: os SUVs que você pode comprar com as isenções