Lançamento de destaque dentro calendário de novidades da Chevrolet para este ano no Brasil, o reestilizado Spin 2025 acaba de ser oficializado. A atualização é a segunda consecutiva aplicada nesta geração da minivan e inclui mudanças profundas tanto no design (externo e interno) quanto no pacote tecnológico. De quebra, a marca diz que também fez mudanças estruturais e aplicou aprimoramentos importantes na suspensão e no velho motor 1.8 aspirado.
Por fora, o Spin 2025 ganhou dianteira totalmente reformulada e inspirada na mesma linguagem estética da picape Montana. Os faróis são divididos e têm iluminação em LED com 3x mais luminosidade e incremento no alcance do facho de luz. Há também grade mais ampla e para-choque com recortes mais agressivos. Já as laterais têm rodas redesenhadas em todas as versões e molduras plásticas nos para-lamas.
Segundo a Chevrolet, as novas molduras são 34 milímetros mais largas e as rodas foram ligeiramente deslocadas para melhor estabilidade. Na traseira, a tampa do porta-malas foi redesenhada e as lanternas - de LED - contam com nova assinatura luminosa. A marca destaca ainda o para-choque “multielemento” com refletores na vertical e até no friso que emoldura a placa. O porta-malas tem capacidade para acomodar até 756 litros.
No interior, a Chevrolet caprichou ao implementar mudanças no design, ergonomia, pacote tecnológico e qualidade geral do acabamento. Entre outras novidades, o Spin 2025 ganha opção de ar-condicionado digital e de saída de ar dedicada para a segunda fileira de assentos, com fluxo de ar individualizado. Ao todo, a minivan leva até 7 passageiros.
Além disso, há maior oferta de materiais requintados, suaves ao toque e texturizados, bem como novos nichos (incluindo apoio para smartphones próximo da maçaneta da porta e segundo porta-luvas emborrachado). Ao todo, são 50% a mais de espaço para porta-objetos em comparação com o modelo anterior. O volante emprestado de outros modelos, como Tracker e Montana, também é novidade.
Ainda na cabine, a marca destaca equipamentos como partida do motor por botão, Wi-Fi nativo e entradas USB dos tipos A e C, além de projeção para Android Auto e Apple Car Play sem fio. O Spin 2025, inclusive, é primeiro Chevrolet nacional a receber o esquema de painel de instrumentos digital (8 polegadas) integrado à nova geração do MyLink (11"). A Chevrolet chama o arranjo de VCS (Virtual Cockpit System). O motorista pode escolher entre 6 tipos de layouts, desde um visual minimalista até um mais completo.
Entre os equipamentos, o Spin 2025 passa a contar com 6 airbags de série, sendo o único da categoria com bolsas infláveis que se estendem até a terceira fileira de bancos. Há ainda oferta (dependendo da versão) de sistema de colisão frontal com detector de pedestre, frenagem automática de emergência, assistência de frenagem de urgência, carregador de celular por indução, o alerta de ponto cego e o serviço de resposta automática em caso de acidente mais grave disponibilizado pelo OnStar.
Trabalho importante também foi realizado na suspensão. Segundo a Chevrolet, ajustes nos amortecedores deixaram o Spin 2025 cerca de 16 mm mais alto em relação ao solo para melhor transposição de obstáculos como lombadas, valetas e rampas de garagem. Com isso, o ângulo de ataque foi de 15,5 graus para 16,6 graus, e o de saída de 22,9 graus para 24,4 graus. Houve também leve aumento das bitolas e ganhos em estabilidade e dinâmica.
Sob o capô, o velho motor 1.8 aspirado flex foi mantido, mas com atualizações. Entre elas, destaque para adoção de um novo módulo de gerenciamento eletrônico, com o dobro da capacidade de processamento. É o mesmo utilizado pelo Tracker. A potência de 111 cv e o torque de 17,7 kgfm foram mantidos, mas houve redução de 11% no consumo de combustível. Além disso, o Spin 2025 ficou esperto em acelerações e manobras de ultrapassagem.
Agora, as médias de acordo com o Inmetro são de 13,4 km/l na estrada e 10,5 km/l na cidade com gasolina, além de 9,3 km/l e 7,3 km/l, respectivamente, com etanol. Os números correspondem à versão automática com câmbio de 6 marchas. Outros dados incluem 4,42 m de comprimento, 1,2 tonelada de peso e mais de 500 kg de capacidade de carga.
O portfólio é composto pelos acabamentos LT, LTZ e Premier. Os preços e conteúdos de cada versão serão divulgados posteriormente.
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