page ad skin

Citroën C3 X: SUV-cupê terá correções e será mais equipado que o Aircross

Desenvolvimento está quase pronto e lançamento acontece nos próximos meses

Citroën C3 X (SUV-cupê) - Flagra

Terceiro modelo do projeto C-Cubed a chegar ao mercado, o inédito SUV-cupê derivado da plataforma do Citroën C3 está com desenvolvimento praticamente pronto. Os trabalhos estão sendo tocados pelas equipes do Brasil e da Índia e devem ser finalizados em breve com a apresentação oficial do modelo. O debute, inclusive, está programado para acontecer antes da virada do semestre.

Segundo o site Autocar, o lançamento sofreu alguns atrasos em razão de 'correções' realizadas pela Citroën na lista de equipamentos. Ao que tudo indica, o C3 X (nome provisório do modelo) deverá ser lançado com pacote de recursos mais recheado e com itens que serão adicionados aos modelos C3 e C3 Aircross somente depois. É o caso de chave do tipo canivete e ar-condicionado automático.

 

Além disso, a lista incluirá recursos que não estavam incialmente planejados como espelhos retrovisores elétricos, piloto automático, carregamento sem fio para celulares, faróis com iluminação em LED, botão de partida e acesso sem chave.

Visualmente, o C3 X seguirá a mesma pegada de design dos primos europeus C4 X e C5 X, adotando carroceria com elementos combinados de SUV e sedã. Usará as mesmas portas dianteiras dos modelos C3 e C3 Aircross, mas com o diferencial da traseira mais elaborada, com caimento exclusivo e inspiração em cupês.

Novo Citroën C3 Aircross - Lançamento no Brasil

A plataforma CMP será compartilhada com os primos, o que explica a adoção de diversos componentes em comum. A dianteira será praticamente a mesma do Aircross. Em termos de porte, especula-se algo em torno de 4,30 ou 4,40 metros de comprimento e entre-eixos de 2,67 metros. A expectativa é de oferta ampla de espaço interno e porta-malas generoso. Neste ponto, a receita será a mesma seguida pela Fiat com o Fastback.

Teste Citroën C3 Aircross Shine 7 lugares

Cabine será mais refinada que no Aircross

Sob o capô, marcará presença o motor 1.0 turboflex de 130 cv emprestado da Fiat e já usado no C3 Aircross. O câmbio será sempre automático do tipo CVT, com tração dianteira. O lançamento está confirmado para 2024, tanto no Brasil quanto na Índia. Por aqui, a produção será concentrada em Porto Real (RJ) junto com os demais membros da família.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com