O Relatório Anual e de Sustentabilidade da Porsche para 2023 já foi publicado, com todas as suas 239 páginas. O detalhe mais importante mencionado no extenso documento é a notícia sobre o 911 híbrido. Poderemos ver o carro esportivo eletrificado no início do inverno (verão no hemisfério norte) com um motor de seis cilindros.
Ele é apresentado como um "híbrido ultraesportivo" e promete tornar o icônico carro esportivo "ainda mais rápido e mais eficiente". O modelo parcialmente eletrificado será um novo membro de uma linha 911 renovada, provavelmente conhecido internamente pelo codinome "992.2". Curiosamente, a Porsche dá a entender que haverá mais do que apenas uma versão com configuração híbrida, dizendo que o hardware será usado em "derivados selecionados da linha de modelos 911".
A Porsche não entra em detalhes sobre o 911 Hybrid, embora diga que a motorização recém-desenvolvida é inspirada na divisão de corridas da empresa. Presumivelmente, as lições aprendidas com os programas 919 e 963 do World Endurance Championship ajudaram a divisão de carros de corrida a projetar um 911 eletrificado para atender às regulamentações de emissões cada vez mais rigorosas. Há cerca de um ano, o CEO Oliver Blume disse que o novo carro não seria um híbrido plug-in, portanto, não haveria porta de carregamento.
Separadamente, Frank Moser, vice-presidente das linhas de modelos 911 e 718, mencionou no ano passado que o modelo híbrido "não deveria ficar muito pesado", o que explicaria a escolha por um não-PHEV. Um híbrido plug-in exigiria um conjunto de baterias maior, aumentando o peso e a complexidade.
De acordo com fontes próximas à Porsche, o 911 Hybrid terá um motor de partida de 48V integrado à caixa de câmbio de dupla embreagem. Diz-se que a enésima variante do 911 terá um motor elétrico alimentando as rodas dianteiras, enquanto o motor de combustão acionará o eixo traseiro. Consequentemente, ele terá tração nas quatro rodas.
Espera-se que o motor elétrico obtenha sua energia de uma pequena e leve bateria de íons de lítio desenvolvida especificamente para essa aplicação e montada atrás dos assentos traseiros. É improvável que a penalidade de peso ultrapasse 100 quilos em comparação com uma versão equivalente que não tenha as peças extras do conjunto híbrido.
O boato mais interessante sobre o 911 Hybrid é a possibilidade de um GT2 RS eletrificado com uma configuração híbrida-leve. Espera-se que a potência combinada do motor elétrico e de um boxer de seis cilindros de biturbo de 3,8 litros ultrapasse os 700 cv. O valor do torque é desconhecido, mas há rumores de que um "aumento significativo" está planejado em relação aos 81,6 kgfm do 911 Turbo S. Está sendo cogitada uma distribuição de peso de 39:61 na dianteira/traseira. O lançamento deve acontecer somente em 2026.
Um 911 totalmente elétrico não será lançado nesta geração, já que a Porsche disse que um elétrico não será lançado nesta década. O objetivo é continuar vendendo 911 com motores a combustão pelo maior tempo possível, mesmo que isso signifique mudar para combustível sintético para atender a regulamentações mais rigorosas. A Porsche vem produzindo eFuel quase neutro em carbono desde o final de 2022 em sua fábrica no Chile.
Vale a pena observar que a União Europeia já concordou em isentar os combustíveis sintéticos da proibição de 2035 para carros novos que geram emissões nocivas. Isso pode significar que os dias do 911 com motores de combustão não estão contados, afinal.
Fonte: Porsche
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