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Jaguar será a próxima a deixar de produzir sedãs; segmento vive crise

Marca deverá abandonar nomes conhecidos, como XE, XF, para focar em SUVs e esportivos

Jaguar XE e XF in allestimento R-Dynamic Black

Depois de sofrer baixas significativas de marcas como Volkswagen, Ford, Renault e Citroën, o segmento de sedãs médios/grandes deverá ser deixado de lado por outra marca historicamente conhecida na categoria: a Jaguar. Dentro do projeto estratégico traçado para os próximos anos, os três-volumes não terão espaço e acabarão sendo excluídos do portfólio da empresa.

Não por acaso, os modelos XE, XF e F-Type sairão de linha já a partir de junho deste ano. Até o final do ano, segundo reportagem da agência de notícias Automotive News, não estarão mais no catálogo da Jaguar. Os SUVs E-Pace e F-Pace poderão seguir à venda por mais algum tempo, mas é certo que também serão substituídos.

O futuro da marca começará, então, a partir de 2025, quando será apresentado ao mercado inédito GT de 4 portas totalmente elétrico. Segundo especulações, será um grand tourer de 4 portas com design arrojado e propulsão EV de última geração. Cerca de um ano depois, será lançado um grande SUV de luxo, que será seguido por um crossover de luxo de médio porte na sequência.

2020 Jaguar XF

Jaguar XF

Todos os três novos carros, sobre os quais ainda se sabe muito pouco, serão construídos sobre a nova plataforma modular JEA. A arquitetura, considerado uma das mais modernas do mercado, terá capacidade técnica para acomodar bateria de 800 volts, tração integral, conectividade e garantia de até 700 km de autonomia nos modelos mais eficientes ou aerodinâmicos.

Resta saber se, na sequência da mudança de estratégia anunciada há poucos dias, que prevê mais carros híbridos plug-in e menos carros elétricos no futuro imediato, os planos permanecerão inalterados ou sofrerão pequenas mudanças.

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