Jaguar será a próxima a deixar de produzir sedãs; segmento vive crise
Marca deverá abandonar nomes conhecidos, como XE, XF, para focar em SUVs e esportivos
Depois de sofrer baixas significativas de marcas como Volkswagen, Ford, Renault e Citroën, o segmento de sedãs médios/grandes deverá ser deixado de lado por outra marca historicamente conhecida na categoria: a Jaguar. Dentro do projeto estratégico traçado para os próximos anos, os três-volumes não terão espaço e acabarão sendo excluídos do portfólio da empresa.
Não por acaso, os modelos XE, XF e F-Type sairão de linha já a partir de junho deste ano. Até o final do ano, segundo reportagem da agência de notícias Automotive News, não estarão mais no catálogo da Jaguar. Os SUVs E-Pace e F-Pace poderão seguir à venda por mais algum tempo, mas é certo que também serão substituídos.
O futuro da marca começará, então, a partir de 2025, quando será apresentado ao mercado inédito GT de 4 portas totalmente elétrico. Segundo especulações, será um grand tourer de 4 portas com design arrojado e propulsão EV de última geração. Cerca de um ano depois, será lançado um grande SUV de luxo, que será seguido por um crossover de luxo de médio porte na sequência.
Jaguar XF
Todos os três novos carros, sobre os quais ainda se sabe muito pouco, serão construídos sobre a nova plataforma modular JEA. A arquitetura, considerado uma das mais modernas do mercado, terá capacidade técnica para acomodar bateria de 800 volts, tração integral, conectividade e garantia de até 700 km de autonomia nos modelos mais eficientes ou aerodinâmicos.
Resta saber se, na sequência da mudança de estratégia anunciada há poucos dias, que prevê mais carros híbridos plug-in e menos carros elétricos no futuro imediato, os planos permanecerão inalterados ou sofrerão pequenas mudanças.
Fonte: Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Opinião: Quem comprará o novo Jaguar?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Type 00: esse é conceito da Jaguar após tanta polêmica
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Jaguar diz que campanha polêmica foi proposital e pede que fãs 'confiem'
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
História automotiva: Jaguar XK120 e E-Type, os belos que também eram feras