Skoda seguirá produzindo motores a gasolina e isso é bom para o Brasil
“Faremos motores a combustão enquanto os clientes os desejarem”, disse CEO
Em entrevista concedida recentemente à revista Auto Motor und Sport, o CEO da Skoda, Klaus Zellmer, anunciou que a subsidiária tcheca da Volkswagen continuará a oferecer veículos equipados com motores diesel e gasolina pelos próximos anos. Segundo o executivo, o objetivo é atender aos anseios dos próprios clientes e oferecer alternativas à eletrificação.
“Ficou muito claro para mim nos últimos meses que se os consumidores estão relutantes em comprar elétricos, então precisamos de soluções alternativas. Uma delas é o híbrido plug-in”, disse Zellmer. "Pretendemos ter desde motores diesel e a gasolina, passando por híbridos leves e híbridos plug-in, até veículos elétricos a bateria", completou.
Skoda Fabia é primo direto do Polo
“Nosso objetivo não é competir pelo mais recente motor a combustão, mas sim focar nos desejos de nossos clientes.” Movimento semelhante foi anunciado recentemente também pela Renault. A francesa, que até então planeja vender unicamente carros elétricos na Europa até 2030, mudou de estratégia e confirmou que seguirá com a oferta de motores a gasolina, em especial nas versões híbridas.
Para o Brasil, a decisão da Skoda é benéfica e terá impactos diretos. Isso porque a fabricante tcheca foi encarregada de desenvolver todos os motores de baixa cilindrada do grupo Volkswagen a partir de agora. Entre eles, está a série EA211 de unidades a gasolina de três e quatro cilindros usada em nada menos que 50 linhas de modelos de sete marcas do conglomerado.
No mercado nacional, a série compõe os propulsores 1.0 MPI, 1.0 TSi e 1.4 TSi utilizados hoje em Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos e outros. Recentemente, a Skoda contratou cerca de 150 funcionários para o departamento de desenvolvimento técnico com o objetivo de desenvolver versões ainda mais eficientes destes motores.
A meta é trabalhar no aprimoramento técnico tanto das variantes naturalmente aspiradas quanto nas turboalimentadas, de modo a reduzir o consumo de combustível e o nível de emissões.
Novo SUV compacto da Skoda terá versão Volkswagen para o Brasil
Novo SUV compacto sucessor do Gol
A Skoda também está diretamente envolvida com a Volkswagen do Brasil no projeto do inédito SUV compacto de entrada que sucederá espiritualmente o Gol. O modelo já está em fase avançada de desenvolvimento e terá uma versão para cada marca. Recentemente, ganhou teaser por parte da Skoda e teve estreia confirmada ainda para este ano. Por parte da Volkswagen, o carro ainda é mantido em absoluto segredo. Mas é certo que será produzido em São Paulo e lançado para ficar acima do Polo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW Tera indiano será mini T-Cross, brasileiro será mini Nivus; entenda
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Skoda Kylaq: primo do Volkswagen A0-SUV revela design em novas imagens
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Flagra: Skoda prepara SUV de entrada que será sucessor do Gol no Brasil
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
SUV sucessor do VW Gol ganha teaser na versão da Skoda e estreia em 2025