Hyundai muda acordo com a Caoa e assume controle da operação no Brasil
Fabricante agora poderá importar veículos e cuidar de toda a operação; Caoa ainda produzirá modelos em Anápolis
Em 2021, o Grupo Caoa venceu uma disputa na justiça internacional para que pudesse renovar o contrato com a Hyundai, podendo produzir e importar veículos da marca sul-coreana por mais 10 anos. Apenas 3 anos depois, tudo mudou e a Hyundai passar a ter o controle completo da operação no Brasil, podendo importar e distribuir todos os seus carros, além de unificar as concessionárias. O Grupo Caoa receberá uma parte da venda dos importados e pela produção de veículos em Anápolis (GO).
A Hyundai e a Caoa anunciaram a nova parceria e explicaram como funcionará. Para começar, a rede de concessionárias será unificada, algo importante para a Hyundai e que era uma reclamação constante dos lojistas – se um cliente queria o Tucson feito em Anápolis, teria que ira uma concessionária da Hyundai-Caoa, não encontrando o veículo nas lojas da Hyundai Motor Brasil. Agora, todas as concessionárias terão os mesmos automóveis disponíveis. O Grupo Caoa segue como concessionário, com 46 das 250 lojas da marca.
Outra mudança está na importação. O contrato anterior determinava que só a Caoa poderia importar os veículos da marca sul-coreana, limitando a Hyundai a comercializar somente os carros feitos em Piracicaba (SP): HB20, HB20S e Creta. Agora a Hyundai irá decidir o que importar e cuidará de toda esta operação, enquanto a Caoa receberá uma porcentagem de cada unidade vendida. A empresa sul-coreana já marcou um evento para o dia 6 de março para apresentar alguns dos carros que serão improtados. Os rumores apontam para o SUV Palisade e o elétrico Ioniq 5, além de anunciar a produção da geração atual do Tucson em Anápolis – no momento, a fábrica da Caoa monta a geração passada do utilitário.
Hyundai Ioniq 5
Hyundai Palisade
Hyundai Tucson
Falando na fábrica em Goiás, a Caoa continuará a fazer carros para a Hyundai, recebendo tanto por disponibilizar a fábrica quanto por cada unidade produzida. Nenhuma das duas empresas comentou se o investimento da fábrica para produzir novos modelos será feito em conjunto ou se ficará por conta de uma das duas companhias.
O que a Hyundai já falou é que essa unificação permitirá que a empresa “agilize a eletrificação do portfólio e o estudo e a implementação de diversas outras soluções de mobilidade inteligente da marca no Brasil.” Isto já aponta para uma mudança na estratégia, com a chegada de carros eletrificados da marca no país. A Hyundai é uma das empresas que tem abraçado todas as possibilidades, oferecendo veículos híbridos, híbridos plug-in, elétricos e com célula de combustível a hidrogênio. Recentemente, o CEO da Hyundai, Euisun Chung, anunciou um investimento de R$ 1,1 bilhão no Brasil até 2032, incluindo a pesquisa de hidrogênio verde.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Hyundai Palisade 2026 chega com um detalhe da Kombi
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
Sedãs da Hyundai vivem boom nas vendas; Elantra e Sonata crescem até 200%
O futuro da Honda ainda será híbrido, pelo menos até 2030
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança