Descartado, carro da Apple deu US$ 10 bi de prejuízo
Projeto batizado de Titan durou quase uma década, mas marca desistiu por não saber que carro fazer
A Apple cancelou o projeto de ter seu próprio carro no início desta semana, pois não conseguiu entregar um produto viável após uma década de trabalho. A empresa investiu mais de US$ 10 bilhões (R$ 50 bilhões) na empreitada - uma quantidade absurda de dinheiro para queimar em um projeto que nunca veria a luz do dia. Como se vê, os custos aumentam quando você não consegue se decidir.
De acordo com um novo relatório do The New York Times a empresa inicialmente pretendia enfrentar a Tesla e construir um veículo elétrico. Em seguida, ela queria combater a Waymo com um carro autônomo. A Apple contratou engenheiros da Porsche e da NASA para trabalhar no projeto, que passou por quatro líderes diferentes e várias visões diferentes. Em um determinado momento, ela chegou a considerar a aquisição da Tesla, conversando com Elon Musk sobre a ideia.
Mais de 2.000 pessoas estavam trabalhando no projeto, batizado de "Titan", quando a Apple supostamente cancelou o programa esta semana. Até então, a visão do carro voltou a ser a de um veículo elétrico que rivalizaria com a Tesla. Se a Apple tivesse colocado o carro no mercado, ele provavelmente custaria mais de US$ 100.000 (R$ 500 mil).
Embora pareça que nunca teremos um carro fabricado pela Apple, nem todo o trabalho do projeto será perdido. Segundo informações, muitos dos membros da equipe serão transferidos para a divisão de Inteligência Artificial da Apple e aplicarão o que aprenderam sobre inteligência artificial em outros produtos. Há algumas tecnologias para o carro, no entanto, que provavelmente nunca verão a luz do dia.
A Apple criou um novo teto solar, por exemplo, que poderia reduzir o calor do sol, e um para-brisa que poderia mostrar direções passo a passo por projeção em seus esforços para entrar ainda mais no setor automotivo. O fato de o carro da Apple estar morto não significa que a empresa esteja desaparecendo do setor. Ela continua forte com o CarPlay.
Fonte: The New York Times
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW abastecerá carros na fábrica com óleo vegetal por razão óbvia
AC Cobra ganhará novo motor 2.0 de 395 cv e inédita transmissão em 2026
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Ford Ranger Super Duty: versão para trabalho pesado será lançada em 2025
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
SUVs em 2025: 5 lançamentos que prometem mexer com o segmento
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil