Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Segundo pesquisa realizada pela marca, motoristas querem mais controles físicos e rejeitam superfícies de toque
Apesar de ser tendência em montadoras como Tesla, Volvo, Xiaomi e BYD, o uso absoluto de telas em detrimento dos tradicionais comandos físicos nos painéis parece não ser unanimidade entre os motoristas. Prova disso veio recentemente da Hyundai, que elaborou um minucioso estudo na América do Norte para identificar as preferências dos usuários a respeito dos diferentes arranjos.
De acordo com a pesquisa, os botões tradicionais ainda são preferência entre os motoristas para execução da grande maioria das funções, especialmente ajustes de temperatura do ar-condicionado. "Não somos totalmente contra telas sensíveis ao toque, mas alguns controles devem ser facilmente acessíveis. Se a Hyundai fizesse a pesquisa novamente em escala global, o resultado provavelmente seria o mesmo, já que o bom senso sugere que um layout totalmente touchscreen não é a solução ideal", disse Ha Hak-soo, chefão da área de design.
O executivo admitiu que a Hyundai ficou inicialmente fascinada pelo revolucionário sistema de entretenimento da Tesla, com tudo concentrado em uma tela grande, mas recuou depois de perceber que nem todos os motoristas gostam da ideia. “À medida que adicionamos telas integradas em nossos veículos, também tentamos colocar controles baseados no toque, mas as pessoas não aderiram à ideia. Quando fizemos o teste focado, percebemos que as pessoas ficaram estressadas e irritadas quando queriam controlar algo em certos momentos e não conseguiam.”
Hyundai Santa Fe
Além da Hyundai, outras montadoras já perceberem que concentrar absolutamente todas as funções na tela não é o melhor caminho. A Volkswagen, por exemplo, confessou que se arrependeu de ter colocado em seus carros superfícies sensíveis ao toque no lugar dos tradicionais botões físicos. A troca gerou inúmeras reclamações por parte dos clientes e obrigou a marca a repensar a estratégia. Agora, promete se livrar das confusas superfícies de toque, especialmente nos comando do sistema de entretenimento e nas funções do volante.
O caminho a ser seguido certamente estará na equilíbrio funcional entre soluções digitais e analógicas, de modo a conciliar tecnologia com usabilidade. A Honda optou por essa estratégia na nova geração do Fit, trocando os comandos touch-screen do sistema de ar-condicionado pelos tradicionais botões.
PARTICIPE DO ELECTRIC DAYS 2024 - INGRESSOS PARA LEITORES DO MOTOR1.COM
Quer conhecer os mais recentes lançamentos de veículos elétricos e híbridos e ter acesso e descobrir o que as montadoras estão preparando para o futuro? Temos 50 ingressos disponíveis para nossos leitores participarem do Electric Days 2024, evento que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Se você quiser participar, basta clicar em "Solicitar Participação". Insira o código CONVIDADOMOTOR1. Ele precisa estar presente no campo "Possui código de convite? Se sim, informe abaixo". Os pedidos serão atendidos conforme a ordem que forem feitos. Corra, pois os números são limitados e, após todos os convites serem distribuídos, haverá uma lista de espera.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Calmon: GAC vai acirrar rivalidade com BYD e GWM no Brasil
Hyundai Palisade 2026 chega com um detalhe da Kombi
Semana Motor1.com: Ranger no Latin NCAP, a mentira do novo Celta e mais
Sedãs da Hyundai vivem boom nas vendas; Elantra e Sonata crescem até 200%
Com fim do Cactus, Citroen mata C4 no país; relembre história
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança