O novo Dacia Sandero terá uma variante totalmente elétrica. Ela está prevista para estrear na Europa em algum momento entre 2027 ou 2028. Isso foi declarado à Automotive News Europe por Denis Le Vot, gerente geral da marca, durante o Salão do Automóvel de Genebra (SUI).

Esse é um anúncio realmente importante, considerando que, com 235.839 vendas em 2023, o pequeno hatchback foi o segundo carro mais vendido na Europa, atrás apenas do Tesla Model Y, mostrando que o mercado europeu está demandando cada vez mais carros elétricos.

Trabalho em andamento

O novo modelo fará parte das atualizações para a nova geração do Sandero, que substituirá o atual (lançado em 2020 na Europa) por volta de 2027/2028 e permanecerá em produção até 2035. "O Sandero de próxima geração será um carro-chave para a marca", disse Le Vot, acrescentando que o carro compacto se beneficiará do trabalho de desenvolvimento do Grupo Renault em carros elétricos pequenos, incluindo o Renault 5 apresentado oficialmente em Genebra e o próximo Renault 4, um SUV pequeno. 

Dacia Sandero (2027), il render di Motor1.com

Dacia Sandero (2027), il render di Motor1.com

Obviamente, é difícil imaginar a aparência e o desempenho do novo Sandero, embora seja fácil imaginar que vários componentes (incluindo o trem de força) possam ser os mesmos do futuro Duster. De fato, o SUV mais vendido da empresa também acabou de ser renovado por lá, com a marca romena falando sobre uma nova geração que chegará em 2032.

O futuro do Spring e do Bigster

Além do Sandero, Le Vot também fez um balanço dos outros planos da marca para a Automotive News Europe. Em particular, o executivo francês admitiu que o Spring (versão elétrica do Kwid para a Dacia) pode não ter um herdeiro direto, embora a Dacia ainda vá oferecer um modelo elétrico acessível.

Dacia Spring (2024)

Dacia Spring (2024)

Dacia Bigster, i disegni del brevetto

Dacia Bigster, i disegni del brevetto

Além disso, a expectativa está crescendo para o Bigster, o maior modelo da marca, que entrará em produção nos próximos meses com base em uma versão estendida da plataforma CMF-B. A propósito, além do SUV, os planos da Dacia incluem dois outros modelos nessa arquitetura, embora Le Vot não tenha revelado mais detalhes.

Galeria: Dacia Sandero 2023 - Avaliação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com