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Volkswagen Polo deixou de ser produzido na Europa

Hatch teve produção movida para a África do Sul, que será responsável por abastecer os mercados europeus

Fábrica da Volkswagen Brasil - Taubaté - Produção do Polo

Já responsável pela produção do Polo GTI para a Europa, a Planta Kariega da Volkswagen South Africa (VWSA), localizada fora de Gqeberha (anteriormente Port Elizabeth), está prestes a se tornar um dos poucos lugares do mundo onde o Polo, o hatch mais vendido da marca globalmente, será produzido. As informações são do site sul-africano CarMag.

A Planta Kariega da Volkswagen South Africa já está programada para receber um novo modelo. Além disso, a unidade assumirá a responsabilidade exclusiva pelo fornecimento do Polo Hatch para todos os mercados globais relevantes, de acordo com a publicação. O site só esqueceu de colocar o Brasil nessa conta. Por aqui, o Polo permanecerá em produção normalmente nas fábricas de São Bernardo do Campo (SP) e Taubaté (SP), onde é feita a versão Track do carro.

A Planta de Pamplona da Volkswagen, na Espanha, encerrou a produção do Polo para se preparar para um futuro modelo totalmente elétrico ID. Isso significa que todas as versões do Polo Hatch serão montadas e enviadas para a Europa a partir de Kariega. O maior mercado atual para o Polo continua sendo a Alemanha.

Fábrica da Volkswagen Brasil - Taubaté - Polo Track

Fábrica da Volkswagen Brasil - Taubaté - Polo Track

Já sendo o único fornecedor do Polo GTI, Martina Biene, presidente e diretora administrativa do recém-formado Volkswagen Group Africa, elogiou a confiança depositada na Planta Kariega. Ela estabeleceu a meta de atingir um novo recorde de produção em termos de veículos produzidos aqui no ano, incluindo um Polo Vivo, versão mais barata que pode ser inspirada pelo nosso Polo Track, para o mercado sul-africano. Atualmente, um a cada cinco veículos que saem desta linha de produção é um Vivo, que é oferecido com uma geração atrasada na comparação com o carro oferecido no Brasil.

Para dar conta da demanda maior na linha de montagem, Biene admite que, dada sua nova missão, a fábrica de Kariega simplesmente não pode correr o risco de perder um dia inteiro de produção por conta do racionamento de energia que ocorre naquele país. Uma vez parada, a linha leva 24 horas retornar à operação ideal. Para evitar tal risco, a Volkswagen South Africa instalou uma estação geradora de backup capaz de fornecer 16 megawatts de energia sob demanda.

Biene confirmou que o Polo ainda desempenhará um papel fundamental no Grupo VW pelo menos até 2029, com o cenário em constante mudança das regulamentações em torno dos motores de combustão interna podendo estender esse prazo.

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