A Aston Martin mostrou o primeiro conceito Valhalla - com o apelido de AM-RB 003 - em 2019. E, desde então, a montadora vem gradualmente dando dicas sobre o supercarro híbrido. Hoje, temos nossa primeira visão oficial do Valhalla sendo testado na pista de Silverstone.

O primeiro supercarro híbrido da Aston tem um motor 4.0 V8 sobrealimentado com turbocompressor duplo com um design de virabrequim plano e três motores elétricos - dois no eixo dianteiro e um integrado à transmissão. Isso lhe dá uma potência total de 1.012 cv.

Os motores elétricos dianteiros permitem a vetorização do torque e funcionam até mesmo como uma marcha à ré, já que não há marcha à ré real em nome da economia de peso. A tração integral será de série e o Valhalla terá aerodinâmica ativa em abundância, que você pode ver nestas imagens. Veja a enorme asa traseira ajustável.

Aston Martin Valhalla Prototype Track Testing
Aston Martin Valhalla Prototype Track Testing
Aston Martin Valhalla Prototype Track Testing

O Valhalla também conseguirá gerar 600 kg de pressão aerodinâmica a 240 kmh, com asas ativas na dianteira e na traseira, assim como no carro de corrida AMR23, e pequenas aberturas próximas às rodas traseiras. A Aston afirma que realizou centenas de horas de testes aerodinâmicos no túnel de vento junto com os engenheiros da equipe de Fórmula 1.

O Valhalla é o primeiro passo em direção a um futuro totalmente elétrico para a Aston, com o primeiro modelo movido por baterias programado para chegar às lojas em 2025. Esses esportivos elétricos usarão uma arquitetura dedicada desenvolvida inteiramente pela própria Aston Martin.

Quanto ao Valhalla, a produção está programada para começar no próximo ano. Serão produzidos apenas 999 exemplares, mas ainda não há informações sobre o preço. A boa notícia é que ele deve custar significativamente menos do que o Valkyrie, que saía por US$ 3,5 milhões (R$ 17 milhões).

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