Depois de realizar apresentação inicial e anunciar a oferta em regime de pré-venda, a Renault confirma agora que começou a produção em série do crossover Kardian na fábrica de São José dos Pinhais (PR). A planta é a primeira em todo o mundo a produzir o modelo e abastecerá não apenas o Brasil como também diversos mercados da América Latina. Por aqui, a chegada às lojas acontecerá no dia 19 de março.
Baseado na plataforma modular CMF-B, o Kardian mede 4,11 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,54 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Chega ao mercado para posicionar a Renault no segmento de SUVs de entrada e, logo de cara, assume a missão de rivalizar com Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. Segue, inclusive, a mesma receita dos concorrentes, sendo baseado no Dacia Sandero europeu assim como os outros derivam de Argo e Polo, respectivamente.
Sob o capô, o Kardian tem motor 1.0 TCe com 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. O propulsor tem 3 cilindros, turbo, injeção direta e sai de fábrica sempre combinado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e 6 marchas. A caixa é banhada a óleo e pode ser operada por borboletas atrás do volante no modo manual. É fabricada na China pela Magna (conhecida fornecedora canadense de componentes).
Na versão de entrada Evolution, o Kardian custa R$ 112.700 e oferece faróis e assinatura luminosa em LED, barras no teto na cor preta, calotas com aro de 16 polegadas, 6 airbags, assistente de partida em rampa, controle e limitador de velocidade, sensores de estacionamento e câmera de ré, painel digital de 7 polegadas, central multimídia com tela de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, retrovisores elétricos e ar-condicionado digital.
A versão Techno, ao preço de R$ 122.990, acrescenta frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, freio de estacionamento eletrônico, console elevado com apoio de braço, acabamento em revestimento premium, rodas com aro de 17 polegadas diamantada e rack de teto com acabamento em prata.
Por sua vez, o modelo topo de linha Premier Edition sai por R$ 132.790 e adiciona pacote completo de segurança (ADAS) com controle de velocidade adaptativo, alerta de distância segura, alerta de ponto cego, câmera mult-view, sensores de estacionamento frontal e sensor crepuscular (acendimento automático dos faróis), luzes ambiente, carregador de smartphone por indução, rodas de leve 17" diamantadas escurecidas, antena shark, teto biton e faróis de neblina.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Renault Kardian sobe de preço de novo à espera de versão manual
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Strada líder e Kardian em alta: veja os carros mais vendidos em setembro