Renault Kardian ganha motor 1.5 diesel proibido no Brasil
Além da fábrica de São José dos Pinhais (PR), crossover passa a ser produzido em Tânger, no Marrocos
Aproximadamente 9 meses depois de começar a ser produzido no Brasil, o Renault Kardian ganha alcance internacional e passa a ser fabricado também no exterior. Em comunicado, a marca confirma que acabou de iniciar a montagem do modelo no Marrocos e, de lá, abastecerá toda África e Oriente Médio. O país abriga uma importante base da empresa e produz diversos veículos do grupo, incluindo os Dacia Sandero e Logan.
Visualmente, o Kardian do Marrocos praticamente não muda em relação ao modelo do Brasil. Por fora, as únicas diferenças visíveis são o desenho das rodas e a paleta de cores composta por tons mais alinhados ao gosto local. Já por dentro, há diferenças em detalhes do acabamento. O console central, por exemplo, não é elevado como na variante brasileira, enquanto a alavanca de câmbio é convencional (e não do tipo joystick, como aqui). Por fim, é exclusivo o miolo do volante.
Renault Kardian - Marrocos
Em termos de conteúdo, as versões básicas são bem menos equipadas que as do Brasil. Por lá, o Kardian de entrada tem apenas dois airbags, quadro de instrumentos analógicos, ar condicionado manual, central multimídia e controle de cruzeiro. Apenas a versão de topo conta com airbags laterais, ar-condicionado automático e sistema de monitoramento de ponto cego. Já por aqui, todas as versões contam com 6 airbags, painel digital com tela de 7 polegadas e câmera de ré.
Mecanicamente, mais mudanças. No Marrocos, o Kardian pode ser equipado com motor 1.5 turbodiesel dCi de 102 cv e 22,4 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio manual de 5 marchas. Além disso, a Renault oferta o conhecido 1.0 TCe turbo a gasolina, mas com apenas 100 cv e 16,3 kgfm de força. No Brasil, o mesmo motor entrega 125 cv e 22,4 kgfm de torque. O câmbio lá é automático do tipo CVT, enquanto aqui é automatizado de dupla embreagem com 6 marchas e banhado a óleo.
No entanto, o motor a diesel é proibido no Brasil para veículos de passeio, então não há esperança de que seja usado por aqui também. No mais, segue baseado na plataforma modular RGMP e medindo 4,11 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,54 m de altura e 2,60 m de entre-eixos.
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