Desde o dia 1º de janeiro de 2024, todas as unidades do sedã Logan produzidas em São José dos Pinhais (PR) passaram a sair de fábrica equipadas com controle eletrônico de estabilidade (ESP). A presença do equipamento passou a ser exigida em todos os veículos novos comercializados no Brasil e obrigou a Renault a disponibilizar o item, que até então não estava universalizado no portfólio.
O mesmo aconteceu com o aventureiro Stepway, levando a crer que a marca francesa manterá a dupla em oferta no mercado brasileiro por mais alguns anos. Além do ESP, os compactos ganharam assistente de partida em rampa, regulagem de altura do facho dos faróis e alerta de frenagem de emergência. Outros itens agora obrigatórios, como luzes diurnas (DRL) e repetidores laterais de seta, já eram oferecidos desde o ano passado.
Renault Logan
A adição dos equipamentos, como dito, é indicativo claro que Logan e Stepway seguirão sendo comercializados no Brasil por mais tempo que o previsto. Até então, imaginava-se que ambos seriam retirados de linha em razão das baixas vendas e da mudança de foco da Renault para modelos mais caros e de maior valor agregado. Durante todo o ano de 2023, por exemplo, o Logan vendeu apenas 4.559 unidades, caindo mais de 55% na comparação com os 10.320 exemplares de 2022.
Além disso, pesa contra o modelo o fato de a nova geração europeia ter sido cancelada por aqui, minando qualquer possibilidade de renovação diante da concorrência. Com isso, o Logan ficou totalmente fora do plano bilionário de investimentos que a Renault implementará no Brasil nos próximos anos. O programa estratégico prevê o lançamento de SUVs, incluindo modelo inédito com pegada cupê, e picape para ficar no lugar da Oroch.
De todo modo, fica confirmada a manutenção do velho Logan no portfólio pelos próximos anos ao lado do Stepway. O modelo é vendido atualmente nas versões Life e Zen, sempre com motor 1.0 aspirado de até 82 cv e câmbio manual de 5 marchas. Os preços são de R$ 94.810 e R$ 94.300.