SUVs mais vendidos em janeiro no Brasil: Haval encosta no Compass
SUV híbrido da GWM foi o terceiro mais vendido entre os médios no geral. Creta lidera entre os compactos e Commander entre os grandes
Historicamente um mês de desempenho baixo para as vendas de veículos 0km no mercado no Brasileiro, janeiro não foi diferente em 2024. Então a notícia de que o mercado tinha retraído 35,74% em relação a dezembro de 2023 chegou sem surpresas. Mas nem tudo foi negativo, pois a comparação com janeiro do ano passado mostrou um crescimento de 16,58%.
No primeiro mês de 2024, o mercado brasileiro emplacou 152.062 unidades de veículos de passeio e comerciais leves. Grande parte desse número foi representado pelas vendas de utilitários esportivos. Em janeiro, a maioria dos modelos em todas as categorias tiveram quedas, mas ainda representaram um grande volume no total do mercado, de acordo com a Fenabrave.
SUVs compactos
O Hyundai Creta liderou as vendas, embora tenha registrado uma queda acentuada de 42,9% em relação ao mês anterior. O Chevrolet Tracker e o Nissan Kicks vêm na sequência, ocupando a segunda e terceira posição, respectivamente, com quedas expressivas de 36,8% e 15,5%.
O Creta mantém-se como o SUV compacto mais vendido, com 4.898 unidades comercializadas. O Tracker, com 4.280 unidades, e o Kicks, com 4.074 unidades, ainda figuram entre as escolhas preferidas do público nesta categoria, apesar das reduções nas vendas. Fica o destaque para o Peugeot 2008, que deve mudar de geração ainda em 2024. O SUV registrou um aumento expressivo de 220,2%, atingindo 365 unidades vendidas.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (JANEIRO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR |
1º | Hyundai Creta | 4.898 | -42,9% |
2º | Chevrolet Tracker | 4.280 | -36,8% |
3º | Nissan Kicks | 4.074 | -15,5% |
4º | Volkswagen Nivus | 3.538 | -37,3% |
5º | Volkswagen T-Cross | 3.358 | -56,9% |
6º | Fiat Fastback | 3.292 | -16,6% |
7º | Jeep Renegade | 3.019 | -6,6% |
8º | Fiat Pulse | 2.833 | -37,6% |
9º | Honda HR-V | 2.831 | -32,6% |
10º | Caoa Chery Tiggo 5X | 1.979 | -11,1% |
11º | Renault Duster | 1.782 | -43,9% |
12º | Peugeot 2008 | 365 | 220,2% |
13º | BMW X1 | 233 | -47,0% |
14º | Citroën C4 Cactus | 193 | -25,8% |
15º | Volvo XC40 | 192 | -39,2% |
16º | Audi Q3 | 143 | -40,7% |
17º | Volvo C40 | 83 | -29,1% |
18º | Kia Niro | 81 | -27,0% |
19º | Land Rover Evoque | 73 | -44,7% |
20º | Hyundai Kona | 72 | 7.100,0% |
21º | Mini Cooper Countryman | 66 | -15,4% |
22º | Mercedes-Benz GLA | 64 | -24,7% |
23º | Kia Stonic | 56 | -38,5% |
24º | Suzuki Jimny Sierra | 28 | -45,1% |
25º | Lexus UX | 15 | -44,4% |
26º | Jaguar E-Pace | 1 | -50,0% |
SUVs médios
No segmento de SUVs médios, o Jeep Compass lidera, mas teve uma queda relativamente baixa em relação aos rivais: de 8,8% e totalizando 3.592 unidades vendidas. O Toyota Corolla Cross e o GWM Haval H6 ocupam a segunda e terceira posição, com quedas significativas de 29,7% (3.084 unidades) e 22,4% (1.619), mas ainda tiveram retrações menores que o mercado no geral. Fica o destaque positivo aumento expressivo do Ford Territory, que registrou uma elevação de 157,6%, atingindo 510 unidades vendidas.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (JANEIRO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR |
1º | Jeep Compass | 3.592 | -8,8% |
2º | Toyota Corolla Cross | 3.084 | -29,7% |
3º | GWM Haval H6 | 1.619 | -22,4% |
4º | BYD Song Plus | 1.520 | -19,3% |
5º | Volkswagen Taos | 1.094 | -37,9% |
6º | Caoa Chery Tiggo 7 | 587 | -13,2% |
7º | Ford Territory | 510 | 157,6% |
8º | Mitsubishi Eclipse Cross | 503 | -23,2% |
9º | Volkswagen Tiguan | 285 | -36,7% |
10º | Volvo XC60 | 285 | -42,9% |
11º | BYD Yuan Plus | 274 | -42,3% |
12º | Chevrolet Equinox | 189 | -47,5% |
13º | Ford Bronco Sport | 157 | 11,3% |
14º | Kia Sportage | 122 | 7,0% |
15º | Audi Q5 | 122 | -61,5% |
16º | Toyota RAV4 | 119 | -5,6% |
17º | Mercedes-Benz GLC | 87 | 480,0% |
18º | Porsche Macan | 77 | -25,2% |
19º | BMW X4 | 68 | -50,4% |
20º | Land Rover Defender | 56 | -44,6% |
21º | BMW X3 | 56 | -57,3% |
22º | BYD Tan | 49 | 133,3% |
23º | Subaru Forester | 41 | 272,7% |
24º | Mercedes-Benz GLB | 38 | 46,2% |
25º | Peugeot 3008 | 37 | 32,1% |
26º | Hyundai Tucson | 34 | 3.400% |
27º | Lexus NX | 32 | -5,9% |
28º | Land Rover Velar | 32 | 0,0% |
29º | Jaguar F-Pace | 24 | 118,2% |
30º | BMW iX3 | 12 | -57,1% |
31º | Honda CR-V | 3 | 300% |
32º | JAC E-JS4 | 2 | -71,4% |
33º | Subaru XV | 0 | -100,0% |
SUVs grandes
Na categoria de SUVs grandes, o Jeep Commander mantém sua posição de liderança, mesmo com uma diminuição de 5,8% nos emplacamentos em comparação com dezembro, totalizando 1.116 unidades vendidas. Considerando que o mercado retraiu quase 36%, foi uma queda bastante comedida. O Toyota SW4 (1.393 unidades) e o Caoa Chery Tiggo 8 (874) ocupam a segunda e terceira posição, com quedas de 27,5% e 24,3%, respectivamente.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (JANEIRO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR |
1º | Toyota SW4 | 1.393 | -27,5% |
2º | Jeep Commander | 1.116 | -5,8% |
3º | Caoa Chery Tiggo 8 | 874 | -24,3% |
4º | Mitsubishi Pajero | 143 | -40,4% |
5º | Volvo XC90 | 108 | -19,4% |
6º | BMW X5 | 82 | -63,9% |
7º | Land Rover Range Rover | 78 | -15,2% |
8º | BMW X6 | 76 | -39,2% |
9º | Mercedes-Benz GLE | 61 | 1933,3% |
10º | Porsche Cayenne | 35 | 0,0% |
11º | Chevrolet Trailblazer | 25 | -71,9% |
12º | Jeep Grand Cherokee | 22 | -46,3% |
13º | BMW iX | 21 | -67,2% |
14º | Jeep Wrangler | 15 | -31,8% |
15º | Audi Q8 | 13 | -86,2% |
16º | Audi Q7 | 11 | 22,2% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Vendas diretas: VW Polo comanda modalidade em novembro
Motorista de Lamborghini é multado por não ter "habilitação para supercarro"
Varejo: Creta lidera e supera Tracker, HR-V e T-Cross em novembro
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
Do Fuscão ao Golf GTI: os esportivos da VW no Brasil
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
Veja quais foram os 50 carros mais vendidos do Brasil em novembro