Menos de um ano depois da apresentação na Europa, a nova geração do Mercedes-Benz Classe E desembarca oficialmente no Brasil. O sedã totalmente renovado está sendo lançado nesta quinta-feira (8) por aqui e chega às lojas em versão única E 300 Exclusive ao preço sugerido de R$ 639.900. Entre outros diferenciais, é o primeiro carro da marca com serviço Mercedes me Connect no país.
Do ponto de vista tecnológico, o destaque fica por conta do MBUX Superscreen - a terceira geração do sistema multimídia da Mercedes-Benz. Logo atrás do volante, uma tela de 12,3 polegadas em formato de tablet abriga todas os comandos do quadro de instrumentos. Ao lado, outra tela - dessa vez com 14,4 polegadas - reúne todas as funções do sistema de entretenimento.
Dentro do pacote MBUX Premium Plus, é possível adicionar ainda um terceiro display para o passageiro dianteiro. Conectada com diversos sensores, a tela extra só funciona quando a presença do carona é identificada no banco. Além disso, foi desenvolvida para que o motorista não possa visualizá-la, permitindo que o passageiro assista TV ou streaming sem distrair o condutor.
Agora, o MBUX Superscreen conta com uma nova camada de compatibilidade que permite a instalação de aplicativos de terceiros. Além disso, a Mercedes-Benz adicionou uma câmera no topo do painel para captura de selfies ou uso em reuniões online pelo Zoom e outros aplicativos.
Nova moda dentro da indústria, a aplicação de inteligência artificial também está presente no Classe E. De acordo com a marca, a tecnologia está sendo usada para automatizar funções e gerar comandos personalizados e pré-formatados chamados de “rotinas padrão”. Com isso, ocupantes podem vincular várias funções e condições.
Dentro do pacote de recursos de assistência à condução, destaque para assistente ativo de distância, assistente de frenagem, o assistente de manutenção de faixa, assistente de ponto cego, suporte para manobras evasivas, sistema de proteção de pedestres, assistente ativo de estacionamento com ParkTronic e câmera 360°. O status e a atividade dos sistemas de assistência à condução são mostrados em uma visualização em tela cheia no modo assistência do painel de instrumentos do condutor.
A lista de equipamentos de série inclui ainda iluminação ambiente de 64 cores, Burmester Surround Sound System 4D com 17 alto-falantes e 730W de potência, integração com Apple CarPlay e Android Auto, navegação com realidade aumentada e Head-up display, Wireless Charging, faróis full LED com faróis altos adaptativos, quadro de instrumentos do condutor 3D, sistema de esterçamento do eixo traseiro (4,5 graus) e sistema de suspensão a ar.
Sob o capô, o motor 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina entrega 258 cv a 5.800 rpm e 40,7 kgfm de torque entre 3.200 e 4.000 rpm. O diferencial fica por conta do sistema híbrido leve de 48V associado, sendo capaz de apoiar o motor de combustão interna com até 23 cv de potência e 20,9 kgfm de torque extras em determinadas situações de aceleração. Todo o sistema é instalado diretamente com transmissão automática 9G-TRONIC para economizar espaço.
Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e velocidade máxima de 250 km/h. Dados do Inmetro revelam consumo de 8,8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, sempre com gasolina. Ao todo, o Classe E 2024 mede 4,94 metros de comprimento, 1,94 m de largura e 1,47 m de altura, além de 2,93 metros de entre-eixos. O porta-malas leva 540 litros.
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