Nem todo mundo quer um SUV, e a Mercedes-Benz sabe disso. A fabricante alemã não só lançou o novo Classe C com uma versão perua, como mantém a station wagon viva também para o Class E. Há um boato de que marca abandonará as SWs após 2030 e, mesmo que isso seja verdade, ainda há um bom tempo para que continuem nas lojas e, talvez até lá a mania dos SUVs tenha passado.

A maior das peruas da Mercedes-Benz cresceu em comparação à geração passada para oferecer um interior extremamente espaçoso. Com o codinome S214, sua distância entre-eixos foi esticada em 22 milímetros para 2.961 mm para espaço adicional para as pernas, enquanto a largura aumentou em 28 mm para 1.880 mm para maior espaço para os cotovelos. O comprimento aumentou em 4 mm para 4.949 mm e a altura aumentou ligeiramente em 1 mm para 1.469 mm.

Mercedes-Benz Classe E Estate 2024

Não mais oferecida com uma terceira fileira opcional, a Mercedes-Benz Classe E 2024 pode acomodar 615 litros com os bancos traseiros no lugar ou 1.830 litros se você rebatê-los. Se optar por um híbrido plug-in, a praticidade será prejudicada devido ao hardware adicional, com o volume caindo para 460 litros ou 1.785 litros após o rebatimento dos bancos traseiros com divisão 40:20:40. O acesso ao porta-malas é feito por uma tampa com acionamento elétrico de série.

Deixando os números de lado, a nova Classe E Estate é uma bela perua que tem todos os motivos certos para canibalizar as vendas do GLE. Como esperado, ela segue de perto o Classe E Sedan W214 apresentado no final de abril e parece menos controversa do que a futura BMW Série 5 Touring. A carroceria é mais elegante do que antes, pois o coeficiente de arrasto caiu de 0,27 para 0,26. É possível adquiri-la com rodas de até 21 polegadas, mas a versão básica utiliza um conjunto de 17 polegadas.

Oferecida com suspensão pneumática traseira de série ou com um Airmatic de dois eixos como opcional, a Classe E Estate promete ser um carro familiar elegante e confortável com todas as vantagens disponíveis no sedã. Sim, ela pode ser adquirida com três telas, uma câmera para selfies e integração com o TikTok. O jogo Angry Birds também está incluído, assim como o app Zoom para conferências, usando a mesma câmera de vídeo interna montada no painel.

Na Europa, a Mercedes-Benz venderá inicialmente a elegante perua como E200 e E220d, juntamente com o híbrido plug-in E300e. O modelo a gasolina usa um motor de 2,0 litros turboalimentado com 204 cv e 32,6 kgfm de torque. O motor de quatro cilindros utiliza um sistema híbrido-leve, o que significa que tem um pequeno motor elétrico de 23 cv e 20,9 kgfm. Essa combinação faz com que acelere de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e que tenha uma velocidade máxima de 231 km/h.

2024 Mercedes E-Class Estate
2024 Mercedes E-Class Estate

A E220d adota um 2.0 diesel de 197 cv e 44,9 kgfm, também com um sistema híbrido-leve de 48V. Alcança os 100 km/h em 7,9 segundos e chegará a uma velocidade máxima de 230 km/h. Se você precisar de mais potência, a Mercedes-Benz diz que um motor diesel de seis cilindros virá em um segundo momento. Todas as versões usam uma transmissão automática de nove marchas, que foi atualizada para ficar menor e pesar menos.

Quanto ao E300e, ele combina um motor 2.0 turbo a gasolina com um outro elétrico para entregar uma potência combinada de 312 cv. A Mercedes-Benz diz que é bem mais rápida, acelerando até 100 km/h em 6,5 segundos e com uma velocidade máxima de 227 km/h. Graças a uma bateria de 25,4 kWh, a autonomia elétrica no ciclo WLTP pode exceder 100 quilômetros.

A marca de luxo alemã diz que também lançará uma variante híbrida plug-in a diesel mais tarde. É claro que também haverá versões esportivas da Mercedes-AMG, e ainda não se sabe se o V8 retornará. Rumores recentes dizem que o E63, a configuração mais potente, adotará um V6 híbrido plug-in com mais de 700 cv no lugar do V8, mas isto ainda não é oficial. A E63 Estate terá que enfrentar uma nova concorrência, pois além da Audi RS6 Avant, a BMW M5 Touring deve retornar em 2025.

A Mercedes-Benz Classe E Estate 2024 começará a ser vendida na Europa no 3º trimestre deste ano. No momento, a fabricante não oferece nenhuma perua no Brasil, então as chances de ver a nova Classe E por aqui é praticamente nula.


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