Quando o Corolla Cross foi apresentado em 2021, existia a dúvida sobre como seria a briga com o sedã Corolla nas lojas. Com muitas semelhanças, poderiam colocar uma dúvida na cabeça do cliente que entrava nas concessionárias da Toyota que procura um modelo médio, seja sedã ou SUV, tanto nas versões com motor 2.0 quanto com o conjunto híbrido.
Vamos reunir os números do Corolla e Corolla Cross desde 2021 até 2023, além de janeiro de 2024, para ver como eles se comportam desde então. No segundo semestre de 2019, o Corolla chegou em nova geração e, por isso, consideramos esse número para uma referência (mesmo que misturado com o antecessor), e vale lembrar que 2020 foi um ano de pandemia e fraco em vendas pelas fábricas e concessionárias fechadas.
COROLLA | COROLLA CROSS | |
2019 | 56.722 | - |
2020 | 41.072 | - |
2021 | 41.891 | 34.249 |
2022 | 42.887 | 42.506 |
2023 | 42.925 | 42.070 |
O Corolla Cross começa a ser emplacado com volume em abril de 2021, apesar de algumas poucas unidades licenciadas em março, provavelmente de uso interno da Toyota. Pela média mensal, o Cross emplacou 3.805 unidades/mês, contra 3.490/mês do sedã. O efeito novidade de uma certa vantagem, mas não tão grande como era esperado com a chegada de um SUV, segmento tão aquecido.
Em 2022, o Corolla sedã emplacou mais que o Corolla Cross, mas por uma margem, mais uma vez, baixa. O mesmo se repete em 2023, mostrando que o Corolla não perdeu mercado, mas o Corolla Cross pode ter roubado clientes de outros segmentos e marcas sem prejudicar o irmão. Até mesmo sua média de emplacamentos não perdeu muito considerando a queda do mercado comparado com 2019 e o ano fraco de 2020.
Em janeiro de 2024, o Corolla Cross emplacou 3.084 unidades, contra as 2.142 do Corolla. A marca japonesa apresentou uma nova versão do SUV, XRX com motor 2.0, mais equipada e com o motor aspirado sem assistência elétrica, além de algumas promoções. O Corolla sedã recebeu uma leve reestilização no segundo semestre de 2023. Vamos acompanhar os próximos meses para ver se o SUV, pela primeira vez, passa o sedã no acumulado ao fim de 2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça