Nissan atualiza fábrica de Resende e já prepara terreno para novos SUVs
Novos robôs nas áreas de pintura e plásticos prometem mais agilidade, precisão e eficiência
Inaugurado em abril de 2014 e com mais de 600 mil veículos produzidos desde então, o complexo industrial da Nissan em Resende, no Rio de Janeiro, acaba de ganhar importantes atualizações. Conforme explica a marca, 8 novos robôs estão sendo instalados nas áreas de pintura e plástico, de modo a reforçar as tecnologias de produção já existentes. A meta é otimizar os processos e entregar ainda mais agilidade, precisão e eficiência na montagem.
No setor de pintura, especificamente, quatro novos robôs são agora responsáveis pela proteção inferior das carrocerias. De forma ordenada e com máxima precisão, aplicam automaticamente a vedação e uma massa protetiva contra ruídos e pequenos impactos nos chassis. Com a novidade, o prédio da pintura passa a contar com um total de 16 robôs, sendo os outros 12 responsáveis por dar cor e personalidade a todas as carrocerias.
Fábrica da Nissan em Resende (RJ) - 9 anos
No prédio dos plásticos, os outros quatro robôs são responsáveis pela aplicação da base da pintura na cabine de pintura dos para-choques. Durante o processo, dois realizam a primeira demão e outros dois ficam com a segunda. Com os novos equipamentos, o processo de pintura dos para-choques passa a ser totalmente automatizado.
Agora, a planta de Resende passa a contar com 113 robôs funcionando diariamente na linha de montagem e mais 160 AGVs (Automatic Guided Vehicles), que são pequenos robôs auto-guiados responsáveis por conduzir carrinhos de peças e plataformas. O único modelo produzido atualmente é o Kicks. Além dele, a fábrica produz o conhecido motor 1.6 16V flex da Nissan.
Novo Nissan Kicks 2025 em testes nos EUA
Novos SUVs à vista
Recentemente, a Nissan anunciou que o complexo de Resende receberá importantes investimentos e viverá nova fase. Ao todo, serão aplicados nos próximos anos R$ 2,8 bilhões para produção local de dois novos SUVs. Um deles será a próxima geração do Kicks, que já começou a rodar em testes e deverá chegar às lojas em 2025. O segundo modelo ainda é um mistério. Além disso, outra novidade será a produção de novo motor turbo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault se posiciona sobre fusão de Nissan e Honda
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
Oficial: Nissan e Honda juntas a partir de 2026; Mitsubishi avalia
Teste BYD Song Plus Premium: visual renovado e potência turbinada
Ex-CEO da Nissan, Ghosn diz que fusão com a Honda é uma "jogada desesperada"
Querido Papai Noel: qual carro pedimos para este Natal?
Assim como no Brasil, Kicks atual será vendido nos EUA com novo nome