page ad skin

Novo Jeep Compass terá versão elétrica com até 390 cv e 700 km de autonomia

Próxima geração do SUV será baseada na plataforma STLA Medium e chegará ao mercado em 2025

Jeep Compass 2025 - Projeção

À venda no mercado internacional desde 2016, o Jeep Compass deverá passar o bastão para linhagem sucessora por volta de 2025. O projeto da nova geração está em pleno andamento e deverá agregar importantes avanços tecnológicos e dinâmicos em relação ao modelo de hoje. A plataforma será inteiramente nova e proporcionará o lançamento de versão 100% elétrica (algo inédito na linha Compass).

Batizada de STLA Medium, a plataforma é recém-desenvolvida e acabou de estrear no Peugeot 3008 de nova geração. Será adotada por uma série de modelos médios do grupo Stellantis, podendo comportar powertrains tradicionais, híbridos e elétricos. Graças à nova base, o próximo Compass ficará bem maior e assumirá de vez o papel de SUV médio da Jeep.

Jeep Compass 2025 - Projeção

O tamanho exato ainda é mistério, mas a própria STLA Medium dá pistas. De natureza modular,  a arquitetura acomoda veículos com comprimentos que podem variar entre 4,3 e 4,9 metros, além de entre-eixos de 2,7 a 2,9 metros. Ou seja, tanto veículos do segmento C quanto do D. Para efeito de comparação, o Compass atual mede 4,40 metros de comprimento e 2,63 metros de entre-eixos.

Outros detalhes antecipados pela plataforma são técnicos. A estrutura da base permite arquitetura elétrica de 400 volts e suporta motores elétricos com potências entre 220 cv e 390 cv, indicando que a versão EV do próximo Compass seguirá por esse caminho. Além disso, tem capacidade de carregamento de 20% a 80% em 27 minutos e acomoda baterias de até 98 kWh, entregando autonomia de 500 km a 700 km.

piattaforma-stla-medium-stellantis

Plataforma STLA Medium da Stellantis

O Compass 2025 continuará com alcance comercial global, o que indica que também será oferecido com motores tradicionais a diesel e gasolina em algumas regiões. Convém lembrar que a eletrificação ainda custa caro e muitos mercados ainda estão atrasados no processo de transição. Na prática, será a mesma estratégia adotada pelo Avenger, vendido tanto como elétrico quanto equipado com motor 1.2 turbo a gasolina.

Plataforma STLA Medium - Stellantis

No visual, o design será alinhado à filosofia já conhecida do modelo - ou seja, não seguirá a linha retrô de outros veículos da marca, como Renegade e Wrangler. No Brasil, a produção continuará concentrada na fábrica de Goiana (PE), mas ainda não tem data exata para ser iniciada. Provavelmente fará parte de novo ciclo de investimentos da Stellantis por aqui.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários