A Volkswagen está preparando o anúncio de seu próximo aporte no Brasil e o evento oficial acontecerá no dia 1º de fevereiro, quando a fabricante confirmará o montante do investimento e como pretende usar o dinheiro. Até o momento, informações dos bastidores apontam que o valor deve ser de aproximadamente 1 bilhão de euros (R$ 5,4 bilhões), aplicados entre 2026 e 2028, para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.
Apesar da Volkswagen fazer silêncio no momento sobre o destino deste investimento, os sindicatos dos metalúrgicos dos locais onde a empresa possui suas fábricas acabaram revelando boa parte dos planos. Sabemos que dois dos produtos previstos no novo ciclo será uma picape intermediária, posicionada entre a Saveiro e a Amarok para enfrentar Chevrolet Montana e Fiat Toro; e um SUV compacto de entrada, abaixo de Nivus e T-Cross. Outra novidade confirmada pelos sindicatos é a fabricação do motor 1.5 TSI no Brasil, com um sistema híbrido-leve.
O sindicato de São José dos Pinhais (PR) adiantou que a fábrica paranaense fará uma nova picape, inspirada no conceito Tarok do Salão do Automóvel de 2018. Não será exatamente o mesmo modelo por algumas mudanças no projeto, como a troca da plataforma – a Tarok usava a arquitetura MQB-A1 do Taos, enquanto a caminhonete de produção deve utilizar a MQB-A0 do T-Cross, já feito no complexo. O plano é que já seja híbrida logo no lançamento, usando o 1.5 turbo híbrido-leve.
A fábrica em São Bernardo do Campo (SP), sede da empresa, montará dois carros híbridos a partir de 2027, utilizando uma atualização da plataforma MQB-A0 para que possa receber a motorização eletrificada. O sindicato local diz que estes dois veículos estão sendo chamados internamente com o apelido “EVO”, mas não revela quais exatamente serão estes carros. O complexo hoje fabrica Nivus, Polo, Saveiro e Virtus.
Da terceira fábrica da empresa, em Taubaté (SP), surgirá um novo SUV compacto, menor que Nivus e T-Cross. É um modelo que vem sendo especulado há muito tempo e que, de certa forma, será um sucessor espiritual do Gol. Terá um conceito chamado Yeh, como antecipado com exclusividade por Motor1.com, com um visual que promete ser “diferente de qualquer Volkswagen já feito” e também com um motor híbrido-leve.
O complexo em São Carlos (SP) ganhará a evolução do motor 1.4 turbo, passando para o 1.5 TSI EVO2. Embora entregue os mesmos 150 cv e 25,5 kgfm de torque, traz tecnologias mais modernas. Entre elas estão o sistema de desativação de cilindros com o carro em movimento e turbo de geometria variável. Este motor já substituiu o 1.4 TSI em quase todos os mercados globais e finalmente chegará ao Brasil. Está preparado para trabalhar com um sistema híbrido, tanto leve quanto plug-in (a VW não usa híbrido convencional em nenhum carro). Porém, aqui esta motorização deve começar com o híbrido-leve de 48V, por conta do custo de produção e das baterias.
Este novo investimento irá complementar o ciclo atual de R$ 7 bilhões, que ainda será utilizado em novos modelos. Em 2022, quando anunciou o Polo Track, a Volkswagen disse que o hatch será o primeiro de uma nova linha de carros de entrada da empresa. Na época, o então presidente da VW na América Latina, Pablo Di Si, afirmou que esta família teria “mais de 4 carros”, lançados a partir de 2023.
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