Qual é o inimigo número um de todo motorista na hora de conduzir? Talvez a resposta número um seja aquaplanagem, aquela situação complicada que ocorre quando se dirige com os pneus sobre poças de água que podem causar uma perda momentânea de aderência entre o pneu e a estrada, fazendo com que o carro perca a trajetória.
Evitar isso é simples e pode ser feito de várias maneiras: primeiro, escolhendo os pneus certos, depois, dirigindo com muito cuidado e aplicando técnicas de segurança que podem ser aprendidas em vários cursos de direção segura. Mas quando tudo isso não é suficiente, o que acontece?
A tecnologia, hoje, pode dar uma mãozinha nessas situações, graças aos modernos sistemas de controle de estabilidade e de frenagem, que agora são eficazes e precisos. A mais recente evolução nesse sentido é a nova plataforma de software escalável desenvolvida pela Goodyear e pela ZF, que foi revelada para coincidir com a CES 2024 em Las Vegas, EUA. Veja como ela funciona.
A nova plataforma de software escalável desenvolvida por ZF e Goodyear integra duas tecnologias desenvolvidas internamente por suas respectivas empresas. São elas a Goodyear Sightline e a ZF cubiX, a primeira integrada à segunda, projetada com o objetivo de transmitir dados adicionais sobre pneus e estradas para sistemas de segurança a bordo, possibilitando uma melhor experiência de direção com mais conforto, controle e eficiência.
Em particular, o SightLine da Goodyear é um software capaz de detectar antecipadamente a aquaplanagem parcial, reduzindo o risco e fornecendo recomendações em tempo real sobre a velocidade ideal. Mas isso não é tudo: quando uma alta probabilidade de aquaplanagem é detectada, o software cubiX, usando com dados da leitura dos pneus, é capaz de mover os atuadores do chassi - como o sistema de direção elétrica, por exemplo - para aplicar medidas corretivas, estabilizando o carro.
O sistema da Goodyear e da ZF faz parte de uma gama de produtos desenvolvidos por várias empresas em todo o mundo que, em breve, veremos nos carros, talvez em combinação com sistemas de auxílio e condução semi-autônoma de Nível 2 e Nível 3 mais modernos, tudo em prol da segurança nas estradas, que agora é uma questão real para muitos países da Europa e do mundo. Para saber mais, basta aguardar os próximos meses.
Durante a apresentação, Chris Helsel, vice-presidente sênior de operações globais e diretor de tecnologia da Goodyear, comentou:
"Os pneus são a única parte do veículo em contato com a estrada e, ao digitalizar essa conexão e equipar os atuadores de controle do veículo com informações inteligentes, podemos ajudar a otimizar o desempenho e a segurança do veículo".
"Essa colaboração com a ZF é uma ótima maneira de demonstrar o quanto a inteligência relacionada aos pneus, as previsões confiáveis e os aplicativos de software de elite podem fazer pela mobilidade."
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