Apresentado em janeiro de 2021 ainda sob formato conceitual, o crossover Bigster caminha para estrear publicamente em versão de produção ainda neste ano. A informação foi confirmada recentemente pela própria Dacia, divisão de carros baratos do grupo Renault, que prometeu apresentar o modelo oficialmente no final do ano. Apesar dos detalhes ainda bem guardados, rumores adiantam que o design seguirá à risca as linhas antecipadas pelo conceito.

O Bigster, vale lembrar, já serviu de inspiração para a nova geração do Duster e será, a grosso modo, uma versão alongada deste último. Terá aproximadamente 4,60 metros de comprimento (contra 4,34 m do Duster) e se diferenciará justamente pela porte e entrega extra de espaço interno. Será inserido no chamado segmento C e terá capacidade para acomodar até 7 passageiros.

Dacia Bigster concept

Na versão de produção, o adotará materiais ecológicos na composição do habitáculo e elementos de proteção contra arranhões externos confeccionados de plástico reciclado. A Dacia também deverá dispensar decorações cromadas ou imitações de alumínio, agregando ao modelo aspecto de robustez e sobriedade. Além disso, o modelo será posicionado como carro-chefe da gama da empresa e tomará como base a plataforma CMF-B do grupo Renault-Nissan.

Com isso, já nascerá preparado para ser equipado tanto com motores tradicionais quanto com  conjuntos híbridos. Quando apresentou o conceito, em 2021, a Dacia disse que o nome 'Bigster' foi escolhido durante uma parada para o café. Ou seja, não deu certeza sobre a manutenção do batismo no carro de produção, abrindo possibilidade para adoção de nomenclatura inédita. Detalhes os detalhes serão conhecidos perto do fim do ano, quando a novidade será oficializada.

Novo SUV-cupê Dacia/Renault - Projeção

Novo SUV-cupê Dacia/Renault - Projeção

Bigster no Brasil

Por aqui, a Renault reservou R$ 2 bilhões para viabilizar o lançamento de inédito SUV com estilo cupê (projeção acima). Será produzido em São José dos Pinhais (PR) e chegará ao mercado dentro da estratégia de priorizar produtos de maior valor agregado e margens de lucro mais folgadas. Resta saber se haverá interesse da divisão nacional também pelo Bigster, especialmente pelo fato de ter 7 lugares e proposta complementar ao estilo mais esportivo do modelo cupê.

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