Dizer que o Grupo Volkswagen teve um ótimo ano de 2023 seria um eufemismo. Com 9,24 milhões de carros entregues por suas diversas marcas, as vendas cresceram 12% em relação ao ano anterior. Mas isso não se deve apenas ao fato de a demanda ter sido maior; a VW tinha uma enorme carteira de pedidos em atraso, causada por gargalos de fornecimento relacionados à pandemia do coronavírus e à invasão da Ucrânia pela Rússia.
Mas com a maioria dos problemas logísticos resolvidos, o conglomerado automotivo conseguiu produzir muito mais carros. As entregas cresceram em todos os mercados mais importantes do Grupo VW, e a Europa Ocidental foi a maior região, com 3,27 milhões de veículos (+21% em relação ao ano anterior). A China ficou logo atrás, com 3,24 milhões de carros (+2%), seguida pela América do Norte, com 0,99 milhão de unidades (+18%).
Vendas em 2022 | Vendas em 2023 | Aumento percentual | |
Grupo Volkswagen | 8,26 milhões | 9,24 milhões | + 12 por cento |
Os números completos de vendas de cada marca serão publicados na sexta-feira (12/1), mas já sabemos que os últimos 12 meses foram excelentes para a marca principal da VW. As entregas aumentaram 6,7%, para cerca de 4,87 milhões de veículos, portanto, se a matemática estiver correta, aproximadamente 52,63% de todos os carros entregues pelo Grupo em 2023 tinham o emblema da VW.
De todos os carros que a principal marca da VW vendeu em 2023, mais da metade eram SUVs. A participação de mercado dos veículos utilitários esportivos cresceu para 54,2%, ou 14,9% a mais do que em 2022. Os SUVs eram ainda mais populares nos Estados Unidos, onde representavam mais de 81% de todas as entregas. Na Europa, o compacto T-Cross foi o SUV mais vendido depois de estabelecer recordes na Alemanha, Reino Unido, Turquia e Espanha.
Mas será que isso é suficiente para vencer a Toyota? Antes que a gigante japonesa divulgue os resultados completos de vendas para 2023, vamos lembrá-lo de que a empresa vendeu 10,5 milhões de veículos em 2022, quando manteve seu título de montadora mais vendida pelo terceiro ano consecutivo.
Fonte: Volkswagen Group / X
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos