Ainda não se sabe por que a Audi ainda não lançou um SUV maior de luxo, acima do Q8. A Mercedes vende o GL/GLS desde 2006, enquanto o BMW X7 está no mercado desde 2018. Mas, finalmente, isso pode mudar. Com relatos de um Q9 circulando há anos, o diretor da Audi Austrália, Jeff Mannering, disse em uma entrevista à CarSales que um SUV topo de linha poderia chegar até 2026.

Quando perguntado se um modelo Q maior e mais caro faria sentido, o executivo da Audi disse: "Sim, é claro. Se você observar apenas o volume em relação a diferentes marcas, não estamos em alguns segmentos que outros estão. Vamos ver o que acontece nos próximos 24 meses". Quando questionado sobre o nome do modelo, Jeff Mannering sorriu e concordou que "Q9" é um nome atraente.

É provável que o Audi Q9 chegue antes de 2026, pois a Automotive News informou que os revendedores dos EUA poderiam ter o carro à venda em 2025. A reportagem publicada em 2022 alegava que o Q9 seria um verdadeiro SUV de sete lugares com amplo espaço para as pernas dos ocupantes da terceira fileira. Espera-se que seus principais mercados sejam os Estados Unidos e a China.

Os concessionários na América do Norte foram informados sobre a chegada do modelo há mais de um ano. Se planejado, o Q9 estará entre os últimos novos modelos da Audi a serem lançados com motores a combustão. A partir de 2026, todos os veículos de Ingolstadt serão elétricos. A longo prazo, a meta é encerrar a produção de carros com motores a combustão até 2032, com uma possível extensão na China, dependendo da demanda local.

O Q9 não será a única mudança na linha de utilitários esportivos da Audi, já que o Q2, que nunca veio ao Brasil, será aposentado após apenas uma geração. Nesse meio tempo, o Q6 E-Tron, totalmente elétrico, será lançado este ano e trará consigo um Q6 E-Tron Sportback mais elegante. É confuso o fato de a Audi já vender um Q6 a gasolina na China como um SUV de três fileiras.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com