Depois de confirmar no fim do ano passado a aplicação de importantes investimentos no Brasil, a Renault começa 2024 com o foco estratégico voltado para a Índia. Por lá, a marca anuncia nesta semana seu plano de lançamentos para os próximos três anos e adianta que colocará no mercado pelo menos 5 novidades. A lista inclui a renovação de modelos já conhecidos e a chegada de carros inéditos no país, além de opções elétricas.
Batizado de Renaulution, assim como no Brasil, o programa de investimentos coloca a Índia como um dos quatro grandes mercados da Renault fora da Europa. Junto com a chegada de novos modelos, a marca confirma que sua nova identidade visual será implementada em toda a rede local neste ano e que será vista em todos os modelos vendidos por lá a partir de 2025.
Falando em modelos, estão confirmadas no plano até 2027 as novas gerações de Triber e Kiger. Desenvolvidos especialmente para o mercado indiano, os modelos tem sido fundamentais para consolidar a presença da marca no país e ganharão novidades importantes para enfrentar a concorrência formada por modelos da Hyundai, Tata e Suzuki.
O Triber, por exemplo, está à venda há pelo menos quatro anos sem grandes mudanças. Ganhará atualizações importantes no design para acompanhar a nova identidade da Renault e terá pacote tecnológico revisto para não ficar em desvantagem diante da concorrência. Do modelo atual, manterá o espaço interno com capacidade para levar até 7 passageiros.
Já o Kiger, no mercado há aproximadamente dois anos, mudará para tornar-se mais competitivo diante de rivais como Tata Punch, Hyundai Exter e Kia Sonet. O segmento de SUVs de entrada é promissor na Índia, mas representa forte concorrência de nomes locais.
Renault Triber
Renault Kiger
Além disso, a Renault confirma dois SUVs maiores nos segmentos B+ e C. Embora a marca não confirme abertamente, tudo indica que estamos falando da nova geração do Duster e do inédito crossover de estilo cupê que também será lançado no Brasil. Ambos serão construídos com base na conhecida plataforma CMF-B e chegarão ao mercado dentro da estratégia de priorizar produtos de maior valor agregado e margens de lucro mais folgadas.
Por fim, a marca lançará na Índia Kwid elétrico produzido localmente. Terá entre 85% e 90% de conteúdo nacional e rivalizará diretamente com modelos como Tata Tiago EV e Citroën eC3.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Semana Motor1.com: nova Triton 2026, Hilux 2025, Tiguan nos EUA e mais
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados