A Volkswagen mostrou as primeiras imagens do Golf GTI reestilizado durante a afeira CES 2024, porém com o hatch médio bem camuflado para esconder o seu design. O que o pessoal de Wolfsburg não se preocupou em fazer foi retirar as imagens da central multimídia que mostra o hot hatch. Navegar pelos menus dessa tela enorme revela o GTI 2025 sem nenhuma camuflagem.
Não está claro se isso foi uma gafe por parte da Volkswagen ou um vazamento deliberado, mas o que mais importa é que temos uma imagem um tanto clara do Golf GTI 2025. A foto granulada - que na verdade é uma captura de tela do vídeo abaixo - mostra os faróis remodelados. Eles agora são mais finos à medida que se aproximam da barra de luz central, que agora é dividida por um logotipo iluminado. O típico acabamento vermelho ainda está presente, estendendo-se de um farol ao outro.
Volkswagen Golf GTI 2025
Volkswagen Golf GTI 2021
Como você pode ver na comparação lado a lado acima, o para-choque dianteiro foi ligeiramente redesenhado. No entanto, ele mantém o padrão colmeia e os cinco LEDs que formam a letra "X". A "boca" do carro parece maior porque a parte preta do para-choque agora se estende até a área abaixo do emblema da VW. No GTI anterior, essa seção tem a mesma cor do resto da carroceria.
Novas "presas" que vão para cima em direção ao centro da entrada de ar também são perceptíveis. Essas rodas de liga leve parecem novas e nos lembram de um design usado pela Skoda para o Octavia RS mecanicamente relacionado. O restante do perfil parece ser idêntico - o que não é uma surpresa para um modelo com facelift.
Na traseira, a VW parece ter dado às lanternas traseiras uma atualização discreta nos gráficos, mantendo o mesmo formato e tamanho. O para-choque traseiro parece o mesmo, mas o ângulo não é tão bom e a resolução é inferior. O showcar da VW na CES, em Las Vegas, tem um spoiler traseiro impressionante e volumoso, na mesma linha do apimentado GTI Clubsport da Europa, mas esse não é o caso aqui.
Volkswagen Golf GTI 2025
Essas são diferenças sutis, mas ninguém estava realmente esperando uma grande reformulação de design para uma atualização da VW no meio do ciclo. O interior também será mais do mesmo, exceto pela tela de grandes dimensões e o retorno dos botões rígidos no volante. Não é à toa que o Golf Mk8 tem botões antigos no volante desde o primeiro dia nas versões menores vendidas na Europa e em outros mercados. As mais caras, como a R-Line, GTI e R, tinham as temidas teclas de toque capacitivo.
Ainda não se sabe se a caixa de câmbio manual sobreviverá ao facelift do GTI ou não. O Golf GTI 380 foi o último com câmbio manual, mas há rumores de que a VW pode ter mudado de ideia à luz das regulamentações mais flexíveis da Euro 7. Se o pedal da embreagem sobreviver, esperamos que ele continue no R também. Enquanto isso, a palavra oficial da VW é que a caixa de câmbio do tipo "faça você mesmo" está morta no GTI e no R. Pessoalmente, eu não contaria com uma configuração de três pedais.
A estreia mundial do Golf atualizado está programada para as próximas semanas. Espera-se que as variantes de desempenho sejam reveladas juntamente com as versões comuns não vendidas nos Estados Unidos. Lembre-se de que o Golf tem uma vasta linha global, que inclui um hot hatch a diesel GTD, uma perua R, um hatch esportivo híbrido plug-in GTE e as variantes comuns com motores a gasolina de três cilindros de 1,0 litro e quatro cilindros de 1,5 litro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: novo Volkswagen Golf GTI chegará ao Brasil em 2025
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Golf GTI Mk8,5 é a grande estrela da Volkswagen no Rock in Rio
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
VW diz que o futuro GTI elétrico será 'mais divertido'
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Volkswagen Golf GTI Clubsport 2025 promete ser o Golf mais potente já feito