VW mostra as primeiras fotos oficiais do novo Golf GTI 2024 reestilizado
O exterior ainda está camuflado, mas a marca mostrou todos os detalhes da cabine revisada
A Volkswagen está divulgando diversas novidades tecnológicas na feira de eletrônicos CES 2024, em Las Vegas (EUA), de 9 a 12 de janeiro. Entre elas, a fabricante apresentará os primeiros veículos nos quais serão integradas as tecnologias de inteligência artificial do "ChatGPT" integrado ao assistente de voz da marca, o IDA.
O novo recurso será oferecido em conjunto com a última geração de centrais multimídia nos seguintes modelos: ID.7, ID.5, ID.4, ID.3, novo Tiguan e novo Passat, bem como no novo Golf. Aproveitando a oportunidade, a VW já está mostrando o Golf GTI revisado. Embora ainda camuflado, já que a estreia mundial "real" do facelift para o Golf de oitava geração só ocorrerá daqui a alguns dias.
O que pode ser dito a respeito das primeiras imagens? Pequenas alterações apareceram nos faróis e, no caso do GTI, o para-choque dianteiro foi redesenhado. O interior do GTI já pode ser visto sem camuflagem. Ele continua digital, incluindo a controversa superfície de toque para as luzes à esquerda do volante. No entanto, pode-se esperar por materiais de melhor qualidade.
Como no Tiguan e no Passat, a VW está voltando aos botões físicos no volante e o Golf terá no futuro a tela sensível ao toque de 15 polegadas como opção, com uma de 12,9 polegadas como item de série. E sim, 15 polegadas costumava ser o tamanho de monitores de computador há não muito tempo atrás.
E quanto à inteligência artificial? De acordo com o fabricante, a integração entre o ChatGPT e o assistente de voz IDA da Volkswagen oferecerá "uma infinidade de novas possibilidades que vão muito além do controle de voz tradicional", de acordo com a montadora.
No futuro, os clientes de todos os modelos da Volkswagen equipados com o IDA poderão acessar facilmente o banco de dados de inteligência artificial, que está em constante crescimento, e ter o conteúdo pesquisado lido para eles enquanto dirigem e interagem com o carro em linguagem natural. O programa "Cerence Chat Pro" do parceiro tecnológico Cerence Inc. servirá de base para esta nova função.
A Volkswagen diz que será o primeiro fabricante de grande porte a oferecer o ChatGPT nos mercados mais desenvolvidos e em carros de altos volumes. No entanto, em outubro do ano passado, a DS Automobiles, divisão de luxo da Citroën, anunciou a mesma coisa, com o ChatGPT sendo integrado aos modelos DS 3, DS 4, DS 7 e DS 9.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Lendário motor VR6 da VW é aposentado após 34 anos
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW teria desistido de vender fábricas, segundo imprensa alemã
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México