Raramente falamos sobre o Volvo XC60. Isso se deve principalmente ao fato de que quase todos os anúncios da Volvo atualmente são sobre um novo veículo elétrico. Além disso, o SUV de luxo de médio porte está ficando um pouco velho, já que existe desde 2017. Apesar da falta de cobertura e das poucas atualizações nos últimos anos, o XC60 continua forte.
A marca de propriedade da Geely teve um recorde em 2023, quando vendeu um total de 708.716 carros, um aumento de 15% em relação a 2022. O Volvo XC60 foi seu produto mais popular, acumulando vendas de 228.646 unidades (acima das 195.338 unidades em 2022). Ele conseguiu superar o XC40, menor e mais barato (200.670 unidades), bem como o XC90, topo de linha (107.549 unidades), ambos com um aumento nas vendas em relação ao ano anterior.
Em seu caminho para se tornar puramente elétrica até o final desta década, a marca de luxo sueca testemunhou um notável aumento de 70% nas vendas de veículos elétricos, totalizando 113.419 carros de emissão zero ou 16% do total de remessas em 2023. Além disso, a demanda por híbridos plug-in aumentou em 10%, chegando a 152.561 PHEVs.
Quase todas as principais regiões registraram crescimento para a Volvo no ano passado. As entregas na Europa subiram 19%, para 294.794 veículos, enquanto na China aumentaram 5%, para 170.091. No Brasil, a marca foi de 5.270 unidades emplacadas em 2022 para 8.185 veículos em 2023, um crescimento de 55,3%. O XC60 foi o mais vendido no ano passado, registrando 4.335 unidades, seguido pelo XC40 (1.802) e o XC90 (1.203) na última posição.
Embora os SUVs tenham dominado o mercado em 2023, levando à descontinuação do S60, V60 e V90 no Reino Unido, a Volvo continua dedicada à produção de sedãs e peruas. Na verdade, o primeiro sedã elétrico da empresa entrou recentemente em produção pré-série, possivelmente com o nome de ES90. Não podemos esquecer que agora existe até mesmo uma minivan, exclusiva para a China - a impressionante EM90, mecanicamente relacionada ao Zeekr 009.
Quanto ao que está por vir, a Volvo se comprometeu a encerrar a produção de carros com motores a diesel no início de 2024. Embora o EX90 seja agora o novo carro-chefe dos utilitários esportivos, o antigo XC90 com motores a combustão está permanecendo por enquanto. Espera-se que o lançamento de novos modelos, como o veículo elétrico de alto volume EX30, de nível básico, aumente as vendas anuais para até 1,2 milhão até 2025.
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