Desenvolvido no Brasil, o Volkswagen Nivus acabou virando um produto global, quando começou a ser vendido na Europa com o nome Taigo. Enquanto aqui esperamos por uma reestilização para o SUV-cupê, a variante europeia chegou à linha 2024 com uma mudança importante para a versão intermediária, passando a contar com um motor 1.0 turbo mais potente, agora entregando 115 cv.

Para a Europa, o Taigo tem uma linha de motores mais ampla do que o Volkswagen Nivus brasileiro A versão de entrada usa o 1.0 turbo de três cilindros, mas em uma configuração de somente 95 cv e sempre com um câmbio manual de 5 marchas. Logo acima estava o 1.0 TSI na variante de 110 cv, agora com a potência elevada para 115 cv, podendo usar uma transmissão manua lde 6 marchas ou automatizado DSG de dupla embreagem e 7 posições.

Na versão topo de linha, o Nivus europeu ainda conta com o 1.5 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, a versão atualizada do 1.4 turbo usada no país em outros modelos. Assim como o 1.0 turbo mais potente, pode ser manual de 6 marchas ou com um dupla embreagem de 7 posições. No caso do Brasil, o SUV-cupê deve ganhar uma versão esportiva GTS este ano como parte da reestilização, adotando o 1.4 TSI de 150 cv.

É uma mudança pequena para o Taigo, já que o carro chegou à Europa em 2021, mas que faz a diferença. A Volkswagen diz que, com o motor de 115 cv e o câmbio manual, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos, tem uma velocidade máxima de 191 km/h e tem um consumo médio de 18,1 km/litro. Se trocar pela transmissão DSG, o tempo do 0 a 100 km/h sobe para 10,9 segundos, enquanto o consumo piora para 16,9 km/litro.

Volkswagen Taigo (avaliação)

Para o Brasil, esperamos pela reestilização do SUV-cupê, prevista para este ano. O carro já foi visto em testes pelo país, escondendo as mudanças no design, mas o flagra mostrou que estava com freios a tambor nas rodas traseiras, ao invés dos freios a disco. É uma mudança semelhante à que foi feita no Polo renovado, o que alimenta os rumores de que deve passar a vir com o motor 1.0 turbo de 116 cv ao invés do atual de 128 cv.

Mais recentemente, Motor1.com apurou que a Volkswagen confirmou diversas novidades para os concessionários e uma delas é que o Nivus terá a versão esportiva GTS. É uma variante que estava sendo especulada há muito tempo e alguns apontavam que poderia não ter o nome GTS, e sim Exclusive como aconteceu com o Virtus 1.4 TSI. Nossas fontes disseram que a reestilização do Nivus fará com que ele fique semelhante ao Taigo vendido na Europa, e ainda terá a grade com uma barra iluminada e rodas de 18 polegadas.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com