A plataforma de IoT (Internet das Coisas) da Samsung é chamada de SmartThings e é uma das mais usadas no mundo. Ela já permite que as pessoas controlem a automação residencial de suas casas diretamente da tela de seu smartphone de forma clara, rápida e ágil.

De acordo com o Grupo Hyundai-Kia, muito em breve o mesmo sistema chegará aos sistemas multimídias dos novos carros, com o objetivo final de romper as fronteiras entre os espaços de moradia e mobilidade, melhorando o valor do tempo de direção.

Para o carro e a casa

De acordo com as três empresas, a integração do SmartThings nos sistemas dos carros da Hyundai e da Kia será de dois tipos: Car-to-Home, para fornecer controle remoto e por toque de vários aparelhos por meio de comandos de voz durante a condução, ou Home-to-Car, para verificar o status do veículo, controlar funções e gerenciar o carregamento antes e depois da condução diretamente de casa.

Sob esse novo acordo, portanto, os motoristas poderão controlar remotamente eletrodomésticos digitais e ter controle remoto do veículo por meio de alto-falantes com IA, TV e aplicativos de smartphone.

Hyundai Santa Fe - Avaliação na Coreia do Sul

O que pode ser feito

Para dar alguns exemplos, de acordo com as empresas, os usuários poderão, em uma noite quente de verão, ativar o "Modo Casa" para ligar o ar-condicionado e o purificador de ar, ligar o aspirador de pó robô e acender as luzes para criar um ambiente aconchegante quando retornarem.

Como alternativa, antes de sair, os usuários poderão iniciar o "Modo Ausente" para desligar as luzes desnecessárias e ligar o aspirador de pó robô para criar um espaço limpo para o qual voltar, além de pré-ativar o ar condicionado do veículo para uma temperatura confortável.

Espera-se que o sistema chegue aos carros coreanos nos próximos anos, mas primeiro o grupo automotivo terá que desenvolver centrais multimídia estáveis, capazes de integrar cada vez mais serviços adicionais. Depois disso, as empresas fornecerão essa funcionalidade aos usuários por meio de várias atualizações via OTA (over-the-air) ou baseadas em USB, mesmo para veículos existentes.

Até o momento, nenhuma delas disse se isso será oferecido mundialmente ou somente para o mercado sul-coreano. O SmartThings está disponível em todos os mercados em que a fabricante de smartphones participa, inclusive no Brasil, então a integração não seria difícil, dependendo somente do esforço da operação local da Hyundai.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com