Com elétricos, mercado de importados cresce 110% no ano
Segundo a Abeifa, corrida antes da volta do imposto de importação ajudou na alta
A Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, Abeifa, divulgou os números de vendas de seus associados em dezembro de 2023 e o acumulado do ano. Segundo a associação, a corrida pelos elétricos e híbridos antes da volta do imposto de importação impulsionou o mercado para suas associadas.
Entre os destaques, a BYD teve um crescimento de 51,8% na comparação de dezembro com novembro. No acumulado, a marca chinesa cresceu 6.208%, indo de 260 unidades emplacadas em 2022 para 17.946 em 2023, ano em que apresentou modelos importantes como o Song Plus, Yuan Plus e o Dolphin, um dos lançamentos mais importantes do ano.
Outras marcas também cresceram pela busca aos elétricos e híbridos entre novembro e dezembro: JAC Motors (66,2%), Volvo (46,8%), Kia (42,1%) e Land Rover (26%), considerando apenas os importados. A Land Rover, com seus produtos nacionais, cresceu 133,8% em dezembro, mesmo nenhum deles sendo eletrificados.
No ano, os associados Abeifa emplacaram 43.428 unidades, um crescimento de 110,2% na comparação com 2022 e suas 20.660 unidades. A volta do imposto de importação para eletrificados ainda é um mistério sobre como o mercado se comportará, apesar de algumas marcas ainda não repassarem aos consumidores os aumentos de preços. O resultado aparecerá nos primeiros meses de 2024, principalmente entre as marcas com elétricos e híbridos em peso.
As vendas da Abeifa em 2023 (acumumado)
MARCA | EMPLACAMENTOS 2023 |
Aston Martin | 21 |
BYD | 17.946 |
JAC Motors | 812 |
Jaguar | 366 |
Kia | 4.884 |
Land Rover | 3.062 + 1.927 (nacionais) |
McLaren | 41 |
Porsche | 5.203 |
Suzuki | 984 |
Volvo | 8.182 |
TOTAL | 43.428 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia
Semana Motor1.com: Ranger no Latin NCAP, a mentira do novo Celta e mais
BYD atinge 70.000 carros entregues no Brasil em 2024 com Song Pro GS
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Nissan Sentra 2025 tem 2º aumento de preço em dois meses
Com fim do Cactus, Citroen mata C4 no país; relembre história
Novo chefão da Ram admite crise nas vendas: "estamos tomando uma surra"