page ad skin

Chevrolet Camaro e Dodge Challenger se despedem com derrota para o Ford Mustang

Cupê esportivo da Ford superou os rivais e agora é o único de seu segmento com um motor a combustão

Chevrolet Camaro SS 2022 - Brasil

O novo ano sinaliza o fim de uma era. A Dodge e a Chevrolet encerraram a produção do Challenger e do Camaro no final de 2023, concluindo a era moderna dos muscle cars. Por cerca de 15 anos, a dupla competiu seriamente com o Ford Mustang, produzindo alguns carros esportivos realmente excelentes. Mas o setor está mudando, e os resultados de vendas do ano passado nos Estados Unidos mostram que esses carros ainda não são muito vendidos.

O Mustang encerrou 2023 em alta, com um aumento de 21,2% nas vendas nos EUA no último trimestre do ano em comparação com 2022, passando de 10.968 unidades para 13.290. O Camaro também registrou um aumento nas vendas nos últimos três meses do ano, com alta de 15,8%, para 6.340 unidades. O Challenger registrou queda nas vendas em outubro, novembro e dezembro, caindo 26%, de 12.996 unidades em 2022 para 9.610.

Modelo

4º trimestre

2023

4º trimestre

2022

4º trimestre

Variação %

Acumulado

2023

Acumulado

2022

Acumulado

Variação % 

Chevrolet Camaro 6.340 5.475 15,8% 31.028 24.652 25,9%
Dodge Challenger 9.610 12.966 -26% 44.960 55.060 -18%
Ford Mustang 13.290 10.968 21,2% 48.605 47.566 2,2%

O Challenger também foi o único que viu suas vendas caírem durante todo o ano. A Dodge vendeu 44.960 cupês em 2023, abaixo dos 55.060 em 2022, quando superou o Mustang. O Dodge também levou a coroa de vendas em 2021, e perdeu este ano por menos de 4.000 carros. A Ford vendeu 48.605 Mustangs nos últimos 12 meses.

Embora as vendas do Camaro tenham encerrado o ano com um aumento de 25,9%, ele ainda ficou atrás de seus concorrentes em geral. A Chevrolet vendeu apenas 31.028 Camaros no último ano de produção do carro. Ele foi superado até mesmo pelo Mustang Mach-E; a marca vendeu quase 41.000 exemplares de seu SUV elétrico.

O último Challenger saiu da linha de montagem na sexta-feira, 22 de dezembro. Era um Pitch Black SRT Demon 170. Em meados de dezembro, a Chevrolet produziu o último Camaro, um ZL1 1LE com câmbio manual. Agora, o Ford pode ficar sozinho, mas a Chevrolet já disse que o nome Camaro voltará um dia, de alguma forma, e a Dodge já está apresentando um Charger de próxima geração, que esperamos que leve a um novo Challenger.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com