Hyundai e Kia têm 2023 animador e ampliam meta de vendas para 2024
Para o ano que vem, sul-coreanas querem vender 4,2 milhões e 3,2 milhões de veículos, respectivamente
As sul-coreanas Hyundai e Kia contabilizam os resultados comerciais de 2023 com motivos de sobra para comemorar. Começando pela Hyundai, os números indicam entrega de 4.216.680 veículos em todo o mundo no ano passado, o que representa crescimento de 6,9% em relação aos relatórios de 2022. Só na Coreia do Sul, país de origem da empresa, foram vendidos 688.884 exemplares (alta de 10,6%).
Para 2024, a meta da Hyundai é consolidar o ritmo de crescimento e ampliar ainda mais os números. De acordo com previsões internas, o ano será fechado com 4.243.000 veículos vendidos no mercados internacional e pelo menos 704.000 unidades dentro da Coreia do Sul. A projeção, vale lembrar, também contabiliza os modelos de luxo da divisão Genesis.
Hyundai Tucson 2025
Na Kia, os bons resultados de 2023 foram igualmente comemorados. Ao todo, a marca vendeu em todo o mundo 3.085.771 veículos, crescendo aproximadamente 6,3%. A demanda na Coreia do Sul aumentou em 4,6%, alcançando ao todo 538.822 carros. Além disso, a Kia contabiliza suas vendas de “veículos para fins especiais” separadamente e somou 3.932 unidades entregues em 2023 (alta de 45,7%). Na lista, destaque para o Niro Plus - baseado no modelo da geração anterior e modificado para tarefas de táxi e carona.
Se tudo seguir conforme o planejado, a Kia pretende vender em 2024 cerca de 3,2 milhões de veículos globalmente, aproximadamente 530.000 na Coreia do Sul e 7.000 veículos para fins especiais.
As duas marcas pretendem ampliar os números com a oferta de modelos renovados. É o caso do Tucson, um dos carros mais vendidos da Hyundai no mundo e recentemente reestilizado. Além disso, a marca apostará forte na polêmica nova geração do Santa Fe, no facelift do Bayon e na lançamento do Casper EV na Europa. Corre por fora ainda o Mufasa na China, o Creta reestilizado na Índia, atualizações na família i30 e a versão de produção do elétrico Ioniq 7.
Na Kia, destaque para as renovações de Sorento e Carnival, além da chegada dos elétricos EV3, EV4 e EV5. Dependo do mercado, a marca também ofertará o K3 (sucessor do Rio) e a nova geração do Cerato (que deverá mudar de nome para K4).
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova picape Kia Tasman, rival da Hilux, está planejada para o Brasil
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Kia diz que sua picape rival da Hilux é mais bonita pessoalmente
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Kia Syros 2025 promete mistura curiosa de SUV com minivan; veja teasers
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV