A Toyota comemora na Argentina importante marco produtivo alcançado pela fábrica de Zárate (principal unidade fabril da marca no país). Em operação desde 1997, a planta acaba de alcançar 2 milhões de exemplares fabricados dos modelos Hilux e SW4. Desse total, 1.679.096 unidades correspondem à picape, que se consolida como o modelo mais produzido na história da indústria automotiva argentina, e 320.904 são do SUV SW4.
Atualmente, 80% da produção de Hilux e do SW4 são destinados para mercados fora da Argentina, especialmente o brasileiro. A picape, não por acaso, é líder do segmento na América Latina. Além disso, os números consolidam a Toyota como a fabricante que mais monta, comercializa e exporta veículos na Argentina hoje em dia. Segundo a marca, Hilux e SW4 possuem 40% de peças nacionais e um total de 65% de conteúdo regional.
Com 26 anos de operações, a fábrica de Zárate já é consolidada como uma das maiores da América do Sul. A planta foi a número 29 da Toyota no mundo e a primeira de origem japonesa instalada na Argentina.
Desde o início, a fábrica foi pensada para complementar a produção do Brasil, que ficou responsável pela montagem de veículos de passeio como o Corolla. Em 1997, foi lançada a primeira Hilux fabricada na Argentina com produção anual de 10 mil unidades e uma equipe de cerca de 500 pessoas.
Hoje, a Toyota emprega mais de 8.500 pessoas e estima-se que cerca de 35 mil trabalhem em toda a cadeia de valor, com 65 fabricantes locais de autopeças e um total de 1.200 fornecedores diretos e indiretos. Para os próximos meses, está prevista a produção de mais um modelo em Zárate: a van Hiace, hoje vendida na Argentina como importada.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Toyota mostra Hilux movida a biogás desenvolvida pela engenharia do Brasil
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Oficial: essa é a primeira Toyota Hilux híbrida do mundo
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Novo motor 2.0 turbo de 300 cv da Toyota será usado pela Hilux, diz site