page ad skin

É o fim: veja qual foi o último Dodge Challenger fabricado nos EUA

Grupo Stellantis mudará estratégia nos EUA abandonando os V8 em favor de um seis-em-linha turbo e modelo longevo se despediu

Demon 170 most expensive lead

Agora acabou mesmo. A Dodge produziu o último Challenger na sexta-feira, 22 de dezembro de 2023 , de acordo com o que um porta-voz da empresa confirmou ao Motor1.com. O último carro era um SRT Demon 170 pintado na cor Pitch Black. Em junho, a montadora realizou um leilão beneficente no qual vendeu a última reserva disponível do modelo por incríveis US$ 700.000 (R$ 3,4 milhões).

Não foi confirmado se a última reserva disponível, comercializada no leilão, também era para esse último veículo. A Dodge poderia manter este Challenger especial para a coleção da própria marca. Não há fotos desse carro disponíveis até o momento.

A empresa não descontinuou o Challenger antes de apresentar o SRT Demon 170 em março, deixando o carro sair de linha com estilo. Ele é o novo rei da potência entre os muscle cars dos EUA, produzindo 1.040 cv de potência e 130,6 kgfm de torque quando quando abastecido com E85 (85% etanol, 15% gasolina). Mesmo com gasolina E10 (10% etanol), o 6.2 V8 sobrealimentado com compressor de ar produz 912 cv e 112 kgfm. O carro pode fazer a arrancada em quarto de milha (402 metros) em 8,91 segundos com uma velocidade final de 243,28 km/h, de acordo com as especificações oficiais da Dodge.

Galeria: Dodge Challenger SRT Demon 170

Parece que o Challenger também encerrará seu último ano como um sucesso de vendas. No terceiro trimestre de 2023, a Dodge havia vendido 35.350 Challengers e a Ford havia entregado 35.315 Mustangs - uma diferença de apenas 35 carros. O Chevrolet Camaro ficou em um distante terceiro lugar, vendendo 24.688 veículos nos primeiros nove meses do ano.

A linha Dodge não ficará sem representante entre os muscle cars por muito tempo, mas o novo modelo será radicalmente diferente do Challenger atual. O Charger Daytona estará à venda no final de 2024 como um veículo elétrico que supostamente produzirá mais de 880 cv nas versões mais caras e mais de 400 cv no modelo básico.

Um boato indica que, eventualmente, haverá um Charger sem a marca Daytona usando um motor de combustão. Ele supostamente usaria o motor 3.0 de seis cilindros em linha biturbo entregando com 420 cv ou 510 cv no Jeep Wagoneer, dependendo da configuração. Trata-se do Hurricane-6, propulsor da mesma família do Hurricane-4, o 2.0 turbo a gasolina de 272 cv que equipa atualmente a Ram Rampage.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com