O segmento de scooters aventureira está crescendo na Europa e, nos últimos anos, muitos modelos inéditos entraram naquele mercado. Foi a Honda que, sem dúvida, deu início a esse subsegmento com o lançamento do X-ADV em 2016, seguido por modelos menores, como o ADV350 e o ADV160 no Velho Continente.
Aqui no Brasil, a Honda oferece somente a ADV, ainda com motor 150 e sem as atualizações da PCX 160 que foi renovada, ou a X-ADV, que já tem motor 750. Dito isso, outros fabricantes japoneses parecem ter se afastado desse nicho de mercado, com muitas das novas scooters no estilo aventureios vindo de fabricantes europeus, chineses e taiwaneses.
A Peugeot, por exemplo, lançou recentemente o XP400 que, embora pareça não ter tanta potência, é possível entender o apelo de uma scooter que pode ir a qualquer lugar. As marcas chinesas também fizeram incursões no segmento recentemente, com a Zontes apresentando sua série 501 na EICMA 2023, salão de motos que ocorre em Milão (ITA). Até mesmo marcas de scooters elétricos, como a Gogoro, demonstraram interesse nessas scooters com visual mais robustos.
Desta vez, é a marca de motocicletas taiwanesa SYM que quer entrar no segmento de scooters aventureiras de tamanho médio com o lançamento da ADXTG 400. O novo modelo não esconde o fato de que seu design é inspirado em outras rivais do segmento e apresenta uma carenagem robusta, pneus mistos, suspensão de longo curso (para uma scooter) e até mesmo uma carenagem e escapamento voltados para cima.
Para dar um toque especial à mistura, a ADXTG 400 tem até um elegante braço oscilante de alumínio, uma característica rara em scooters. Aqui vale lembrar que a SYM é uma das empresas parceiras da Dafra no Brasil. A marca nacional monta por aqui modelos como Cruisym 150 e Citycom 300i, que são projetos originais da SYM.
Em termos de desempenho, a SYM ADXTG 400 é movida por um motor monocilíndrico de 399 cm3, com refrigeração líquida e injeção de combustível, entregando cerca de 35 cv. Essas grandes scooters monocilíndricas tendem a funcionar de forma surpreendentemente suave, portanto, é provável que o mesmo aconteça com a ADXTG 400, graças a um grande contrapeso no propulsor.
O pacote de tecnologia do modelo também é bastante premium, pois conta com ABS e controle de tração da Bosch, com a opção de desligar o ABS traseiro para condução fora de estrada. Há também iluminação totalmente em LED e um alerta de frenagem de emergência que pisca as luzes em caso de desaceleração repentina.
Até o momento, a SYM ainda não havia anunciado o preço e a disponibilidade da ADXTG 400. No entanto, podemos esperar que ele seja vendido exclusivamente no mercado europeu em algum momento de 2024, provavelmente por um custo bastante modesto.
Fonte: Le Repaire Des Motards, VisorDown
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