A Stellantis acaba de anunciar na Europa o lançamento da linha 2024 do Jeep Compass com importantes novidades. Produzido na fábrica de Melfi, na Itália, o modelo que abastece a região começa a chegar às concessionárias unicamente híbrido e agora sem opção de motores a diesel. A mudança atende aos novos padrões ambientais dos países do continente e prenuncia a migração para eletrificação que o Compass fará na próxima geração.

A partir de agora, as versões de entrada - Altitude e Summit - passam a contar com motor a gasolina 1.5 turbo e-Hybrid do tipo MHEV com sistema elétrico de 48 volts associado. O propulsor entrega 130 cv de potência e vem sempre associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem, com tração apenas dianteira. Dados de fábrica indicam consumo de 17,8 km/l em ciclo combinado, o que lhe rende classificação 'Eco'.

Jeep Compass 2024 - Europa

Já para todas as versões - Altitude Overland Summit Trailhawk - está disponível o conhecido conjunto híbrido plug-in 4xe. É formado pela associação do motor 1.3 motor turbo a gasolina, no eixo dianteiro, com um propulsor elétrico acoplado ao eixo traseiro. Dependendo da versão, o conjunto entrega 190 cv ou 240 cv, com autonomia máxima de 50 quilômetros no modo elétrico. Os modelos 4xe contam ainda com modos de condução Auto, Neve, Areia e Barro.

A linha 2024 oferece ainda 6 opções de cores para a carroceria: Vermelho Colorado, Branco Alpino, Azul Sombra, Preto Sólido, Cinza Grafite e Cinza Sting. Para o interior, são oferecidos revestimentos preto ou cinza com costuras contrastantes. No mercado europeu, os preços variam entre 38.700 euros e 51.250 euros (algo em torno de R$ 206.700 e R$ 274.000 numa conversão direta).

Jeep Compass 2024 - Europa

Além da Itália, o Compass é produzido no Brasil (fábrica de Goiana, em Pernambuco), México e Índia. Por aqui, o modelo é vendido com motores 1.3 turbo, 1.3 4xe e mantém em oferta o 2.0 turbodiesel. Para 2024, é aguardado o lançamento do motor 2.0 turbo Hurricane em versão com apelo esportivo e potência de 272 cv.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com