A Mercedes-Benz se comprometeu a se tornar totalmente elétrica até 2030 "onde as condições de mercado permitirem". Para chegar lá, está trabalhando em veículos elétricos mais acessíveis para serem colocados abaixo do EQE e do EQS, bem como de seus equivalentes SUV. O CLA Concept se transformará em um sedã de emissão zero em 2024 e será seguido em 2025 por este - o Classe C elétrico.
Avistado em testes pela primeira vez, a resposta tardia da Mercedes-Benz ao BMW i4 está bem camuflado, para esconder o que parece ser a carroceria de produção. No entanto, esses definitivamente não são os faróis e lanternas finais. Além disso, acreditamos que as maçanetas são falsas. A lógica nos diz que o Classe C EV terá maçanetas retráteis, ou pelo menos integradas aos paineis das portas, para melhorar um pouco a aerodinâmica e ajudar a ganhar um pouco mais de autonomia.
Mercedes-Benz Classe C EV - Flagra
É interessante notar que o Classe C EV não parece ser significativamente maior do que os protótipos elétricos do CLA que vimos em testes nos últimos meses. Espera-se que os dois modelos sejam montados em plataformas diferentes. O primeiro usará uma arquitetura dedicada a veículos elétricos (conhecida como MB.EA), enquanto o segundo será montado em uma plataforma que também suporta motores de combustão (conhecida como MMA).
Embora o Classe C elétrico esteja totalmente camuflado, já é evidente que ele não será tão volumoso quanto os maiores EQE e EQS. Ele parece ter um design mais nítido e é provável que incorpore alguns dos truques aerodinâmicos que vimos no carro-conceito Vision EQXX. Será interessante descobrir se contará com uma tampa de porta-malas tradicional ou uma porta traseira mais prática, como a do BMW i4.
Quando o Classe C EV chegar ao mercado, ele terá de enfrentar outro sedã elétrico de luxo da Alemanha. A plataforma Neue Klasse, que será lançada em 2025, será a base do BMW i3 Sedan (nome que ainda não foi confirmado) e da próxima geração do iX3, que enfrentará o futuro EQC.
Usando a nomenclatura atual, faria sentido que esse sedã elétrico fosse chamado de EQC, enquanto seu equivalente de passeio alto seria renomeado para EQC SUV. No entanto, há rumores de que a Mercedes-Benz planeja uma retirada gradual da marca "EQ" a partir de 2024. Espera-se que o primeiro veículo elétrico com um novo nome seja o Classe G elétrico.
Fonte: Automedia