O Grupo JTZ, controlador da marca Haojue no Brasil, anunciou que deixou de produzir a NEX 115 para o mercado brasileiro. Até o momento, a empresa ainda não confirmou se o modelo terá um substituto e, até segunda ordem, a Haojue deixa de oferecer um produto para o segmento das motonetas, mais conhecido pela predominância da Honda Biz.
De acordo com a Haojue, a NEX 115 permanecerá sendo comercializada nas concessionárias brasileiras da marca enquanto durarem os estoques. A moto tem um preço público sugerido de R$ 12.243 sem frete, de acordo com o site oficial da empresa. A marca reforçou que permanecerá oferecendo peças de reposição e manutenção em suas lojas para o modelo descontinuado, mas não informou por quanto tempo.
A Haojue NEX 115 foi apresentada ao mercado brasileiro ainda em 2017. Já em 2020, a moto finalmente aposentou o carburador e passou a ser oferecida com injeção eletrônica de combustível. De acordo com a marca, "A JTZ reconhece a importância e o potencial do segmento CUB (motoneta) no país. Por isso, continua acompanhando as novidades e tendências para poder oferecer aos clientes um novo produto da categoria em breve". Em comunicado, a JTZ ainda afirmou que "O mercado de CUB é muito forte no Brasil. Por isso, o grupo JTZ estuda um novo modelo da categoria, mais atualizado, para atender ao consumidor brasileiro".
Olhando para os emplacamentos, é mais fácil entender o motivo de a Haojue NEX 115 ter sido descontinuada. Entre janeiro e novembro de 2023, a moto acumulou apenas 271 unidades emplacadas. Para a comparação, a Honda Biz comercializou 129.710 unidades no mesmo período somando as versões 110i e 125 flex. O modelo da Haojue emplacou menos neste ano do que a Dafra Zig 50 (304 unidades), modelo que nem consta no site da Dafra e que, tecnicamente, é um ciclomotor.
A Haojue NEX 115 trazia como principais itens de série rodas de liga leve, freio a disco dianteiro, bauleto e partida elétrica. Ela contava com um motor monocilíndrico movido a gasolina e arrefecido a ar com 113 cm3 de capacidade. Ele entregava 9 cv de potência e 0,92 kgfm de torque, sendo atrelado a um câmbio mecânico de 4 quatro marchas com embreagem automática.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Moto Morini: marca de motos premium italiana chegará ao Brasil em 2025
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou