A Stock Car Pro Series é uma das principais categorias do esporte a motor no Brasil. Desde sua estreia oficialmente, em 1979, foi disputada por cupês e sedãs. Alguns deles fizeram fama, como os Chevrolet Opala e Omega. Na temporada de 2023, a competição foi feita com Chevrolet Cruze e Toyota Corolla.
No entanto, a organização da Stock Car revelou ontem (14/12) grandes alterações para a categoria do automobilismo nacional a partir de 2025. Os carros permanecerão utilizando um chassi tubular com uma bolha remetendo ao veículo de origem. Mas, pela primeira vez desde 1979, estes veículos serão SUVs.
Mais especificamente, a Chevrolet substituirá o Cruze, que sairá de linha em breve, pelo Tracker. Da mesma, forma, o Toyota Corolla será substituído pelo Corolla Cross. De acordo com a Vicar, organizadora da Stock Car, a decisão foi tomada como maneira de acompanhar a tendência do mercado brasileiro, que tem preferido mais os SUVs do que os sedãs. Pesquisas feitas pela Vicar junto a fãs da Stock Car teriam mostrado que, para a maioria do público, a mudança será bem-vinda.
A Stock Car ainda não divulgou todos os dados técnicos dos novos carros. Sabe-se que o desenvolvimento do chassi e da gaiola de segurança dos carros da categoria foi tocada pela ArcelorMittal, desde a escolha da especificação dos aços utilizados. A Vicar ainda informou que outras escolhas técnicas foram pensadas de maneira a ter um custo mais competitivo e que há a intenção até de exportar a plataforma desenvolvida por aqui para competições em outros países.
Se aproveitando desse momento histórico em que a Stock Car deixará os carros tradicionais de lado em favor dos SUVs, a Vicar também divulgou outra grande mudança na categoria que deve mudar a dinâmica e a experiência de pilotos e público. A partir de 2025, a Stock Car abandonará os motores V8 a gasolina utilizados hoje. Em seu lugar, a categoria fará uso de um motor 2.1 turbo a gasolina de 4 cilindros em linha.
De acordo com a Chevrolet, seu novo propulsor manterá um nível de entrega de desempenho similar ao do atual V8. Hoje, este propulsor maior e aspirado entrega cerca de 500 cv de potência, número que deverá ser mantido pelo novo motor turbo de quatro cilindros.
Toyota Corolla Cross na Stock Car 2025
Chevrolet Tracker na Stock Car 2025
Hoje, a Stock Car compete com duas marcas na categoria: Chevrolet e Toyota. No entanto, a Vicar confirmou que, a partir de 2025, a Stock Car contará com mais duas montadoras participando da competição. Até o momento, porém, a organização da Stock Car não quis confirmar quais serão as novas entrantes da categoria.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
À espera de mudanças, Chevrolet vende Tracker com bônus de até R$ 15.000
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Chevrolet Tracker 2026 dá as caras e pode estrear sistema híbrido
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Desconto para PCD: os SUVs que você pode comprar com as isenções
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Varejo: Tracker lidera e Tiggo 7 entra no top 5 nas vendas de agosto