Recentemente, a Toyota apresentou nada menos do que 9 projetos diferentes envolvendo suas picapes, desde a nova geração da Hilux até algumas inéditas como a Hilux Champ voltada para o trabalho e um modelo menor para enfrentar a Fiat Toro. E algum deles pode ser feito na Argentina, pois algumas unidades da Hilux foram vistas no país vizinho em testes, com algumas diferenças que mostram que são protótipos para algo diferente.
As fotos recebidas por Motor1.com Argentina mostram duas unidades da Toyota Hilux GR-Sport com diferenças no entre-eixos e bitolas. É normal que uma fabricante use um modelo atual modificado quando inicia o desenvolvimento de outro veículo, enquanto ainda trabalha na versão final da carroceria e outros componentes.
O ponto importante é que a Toyota estava trabalhando em 9 picapes diferentes: a Hilux SRX com as melhorias da GR-Sport (que já foi lançada); a próxima geração da Hilux; a versão híbrida-leve da caminhonete atual, lançada na Europa recentemente; uma versão totalmente elétrica antecipada pelo conceito Revo BEV; uma Hilux movida a hidrogênio; uma picape inédita monobloco com porte de Ford Maverick; variantes elétricas para a Tacoma e Tundra; e a Hilux Champ, na época conhecida como IMV0.
Isto abre diversas possibilidades sobre o que pode ser essa picape. Alguns projetos fazem mais sentido, como ser a nova geração da Hilux, que será feita na Argentina em 2025, o que faz com que seja o momento para iniciar o desenvolvimento local. Outra possibilidade forte é que seja a Hilux Champ, que a própria Toyota Argentina admitiu que tem chances de ser produzida no país vizinho. Nossos colegas do Motor1.com Argentina chegam a levantar a hipótese de ser o modelo menor para enfrentar Toro e Montana, porém ele deve usar uma plataforma diferente.
A Hilux Champ é a hipótese mais provável por ser um produto que já iniciou as vendas na Ásia e utiliza a mesma plataforma que a Hilux atual, o que facilita o desenvolvimento local. Compartilha até mesmo o motor 2.4 turbodiesel, porém com uma calibração diferente, entregando 150 cv e 40,8 kgfm, e que pode ser combinado a um câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 posições. Ajudaria a marca a entrar em um segmento diferente, pois seria um rival para Kia Bongo e Hyundai HR, além de aumentar a capacidade produtiva da fábrica em Zárate, que hoje faz Hilux, SW4 e Hiace.
Além da Hilux Champ, a Toyota já planeja a próxima geração da picape média. Ela atrasou e a apresentação, que era esperada para este ano, acabou adiada para 2024. Concessionários argentinos que participaram de um evento da fabricante no Japão disseram que a estreia na América Latina aconteceria somente em 2025 e estão pedindo para que a empresa reveja esse cronograma, para que não perca espaço para a Ford Ranger e Volkswagen Amarok.