A fabricante automotiva sul-coreana Daewoo não costuma ser nem mencionada quando se trata de histórias de sucesso automotivo daquele país. Esse título, sem dúvida, pertence a empresas como a Hyundai e a Kia, que praticamente tomaram o mundo de assalto em vários setores da indústria automotiva. No entanto, a Daewoo continua viva e atuante - na verdade, ela espera fazer um retorno ao mundo das duas rodas.

Muitos fabricantes de automóveis começaram a se aventurar no mundo dos veículos de duas rodas, especialmente no que diz respeito às bicicletas elétricas. Os últimos anos provaram como esse tipo de veículo é lucrativo, já que os principais fabricantes de automóveis e motocicletas, como Porsche, BMW e Ducati, apresentaram suas inovações em bicicletas elétricas. Agora, a Daewoo espera fazer o mesmo, especificamente no mercado indiano.

Galeria de Fotos: Novo Daewoo Matiz Creative 2010 - Possível sucessor do Celta no Brasil

Daewoo Matiz 2010

De acordo com um artigo da publicação indiana Business Standard, a Daewoo vê o crescimento econômico robusto da Índia e a demanda do consumidor como fatores potenciais para seu novo negócio de bicicletas elétricas. Além de produzir e vender bicicletas elétricas para o mercado indiano, a Daewoo também espera comercializar scooters elétricas e motocicletas elétricas de pequena capacidade no país asiático.

De fato, no contexto do mercado asiático e até mesmo do mundo inteiro, a Índia é um dos países que mais rapidamente adota a mobilidade elétrica, com muitas marcas locais, como a Ola Electric e a Ultraviolette, recebendo destaque em nível internacional.

Nova Ola S1 apresentada na Índia é uma das elétrica mais baratas de lá

Nova Ola S1 apresentada na Índia é uma das elétrica mais baratas de lá

A Índia e a Daewoo compartilham uma história, ainda que breve, em torno dos automóveis da marca. A empresa sul-coreana se estabeleceu na Índia em 1995, vendendo os modelos Cielo e Matiz, voltados para o segmento de mercado de massa. Em 2001, no entanto, a General Motors adquiriu os ativos da empresa, o que levou ao fechamento da Daewoo em 2004.

Além disso, a Daewoo também entrou no mercado dos EUA em um período igualmente breve. Nos EUA, ela vendeu carros de 1997 a 2002. Seu eventual fracasso, tanto na Índia quanto nos EUA, resultou em parte da crise financeira asiática e das lutas internas entre a empresa e o governo coreano.

Quanto ao que a Daewoo tem reservado para o mercado indiano, nada de concreto foi anunciado até o momento. O que sabemos é que a Daewoo, além de querer lançar e-bikes e motocicletas elétricas na Índia, está trabalhando em uma parceria com a Kelwon, uma especialista em eletrônicos e eletrodomésticos com sede em Delhi. Com a parceria, a Daewoo espera entrar no segmento de baterias automotivas, que cresce rapidamente e atende tanto a veículos de duas quanto de quatro rodas. O plano também inclui energia solar, baterias para inversores e lubrificantes.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com