Speed e Scrambler 400: como a Bajaj ajudou a Triumph a ser mais barata?
Veja a história de como a parceria entre as duas empresas deu origem aos modelos mais em conta da inglesa
As motocicletas raramente surgem do nada. Embora provavelmente todos nós estejamos acostumados com a ideia de especialistas em freios, como a Brembo, ou especialistas em suspensão, como a Showa ou a Öhlins, disponibilizarem seus componentes para fabricantes de motocicletas, também há parcerias mais profundas em ação.
Esse fato não é de todo novo, nem mesmo particularmente único. Na verdade, na história das motocicletas, trata-se de uma tradição consagrada pelo tempo. Desde o início do século XX, os especialistas em duas rodas se uniam para criar uma única máquina, com a certeza de que cada empresa parceira estava fazendo o que fazia de melhor. Agora que estamos no século XXI, as parcerias para a fabricação de motocicletas ocorrem em uma escala muito maior, mas o espírito de aproveitar vários pontos de especialização para criar novas motos para vender aos motociclistas permanece.
Bajaj, Triumph e as Speed 400 e Scrambler 400 X
Como você deve se lembrar, a Triumph apresentou oficialmente a Speed 400 e a Scrambler 400 X no final do primeiro semestre de 2023. Primeiro, houve um evento de apresentação oficial na fábrica da Triumph, no final de junho. Em seguida, no início de julho, o evento de lançamento ocorreu na Índia, facilitado pela Bajaj, parceira de fabricação das Triumph 400.
As motos despertaram prontamente o interesse internacional. As encomendas da Bajaj para as motos logo excederam as expectativas da empresa. Em novembro de 2023, o CEO da Bajaj, Rajiv Bajaj, chegou a dizer em uma entrevista que a resposta esmagadora foi uma surpresa, mas que a empresa estava se fortalecendo para atender à demanda existente e futura por essas motos.
Como muitos modelos de motocicletas que são planejados para lançamento em vários mercados, a Triumph e a Bajaj planejaram levar essas motos para diferentes mercados em fases. Primeiro, muito naturalmente, elas se tornaram disponíveis para encomenda na Índia. A partir daí, elas seriam lançadas em outros mercados no futuro. Já em novembro, a Triumph do Brasil confirmou que a dupla será fabricada por aqui e iniciou a pré-venda com preços partindo de R$ 30 mil.
Quatro dessas motos (duas versões da Speed 400 e duas da Scrambler 400) estão atualmente chegando aos EUA neste momento. Embora ainda não tenhamos tido a chance de pilotar essas motocicletas, podemos dizer que o ajuste e o acabamento parecem bons. Os toques adicionais, como as linhas de freio de aço inoxidável trançado, que são uma marca registrada da Triumph, mas também são muito bem-vindos nesse segmento.
Quem é a Bajaj Auto?
Você pode ou não estar familiarizado com a Bajaj Auto. Fundado em 1926, o Grupo Bajaj é hoje um dos maiores fabricantes de veículos de duas e três rodas da Índia. A empresa também vende suas motocicletas em uma grande variedade de países da Ásia, América Latina (incluindo o Brasil), África e Oriente Médio. Com suas parcerias com a KTM, Husqvarna e, agora, com a Triumph, a empresa só tem a ganhar com a venda de ainda mais motocicletas em uma lista cada vez maior de países.
Como chegamos até aqui?
A Triumph e a Bajaj Auto India anunciaram oficialmente seus planos de parceria global para o mundo pela primeira vez em 24 de janeiro de 2020. Para ser justo, as duas já vinham brincando com o fato de que estavam negociando termos mutuamente aceitáveis há vários anos. A linguagem oficial usada no comunicado à imprensa se referia a ela como "uma parceria de longo prazo, sem participação acionária".
Em outras palavras, a parceria Triumph/Bajaj não é como a parceria Bajaj/KTM, em que a Bajaj Auto comprou uma participação de 14,5% na KTM em 2007 e aumentou gradualmente seu patrimônio para uma participação de 49,9% na PTW Holding AG (empresa controladora da Pierer Mobility e, portanto, da KTM, Husqvarna e GasGas) em 2021.
Então, como funciona a parceria Triumph/Bajaj?
De acordo com o anúncio público feito pelas duas empresas, ela proporcionará diferentes benefícios tanto para a Triumph quanto para a Bajaj, além de expandir as opções de motocicletas disponíveis em diferentes mercados para os motociclistas.
A Bajaj exercerá seus pontos fortes de fabricação e distribuição, tanto na Índia quanto em outros países. A Triumph, por sua vez, ganhará uma base sólida em segmentos de motocicletas nos quais não tem muita presença há décadas: o de motos de cilindrada mais baixa. As duas projetarão motos juntas, utilizando também a forte história, imagem e presença da Triumph no mundo das motocicletas. O plano anunciado desde o início foi o de se concentrar na criação de várias motocicletas na faixa de 200 a 750 cilindradas.
Uma citação direta do comunicado de imprensa original caracteriza essas motos como sendo uma "proposta que será aspiracional e acessível", e também ajudará a incentivar os motociclistas que são novos na marca Triumph a se aproximarem e pilotarem uma delas. Ao criar os tipos de motocicletas que os motociclistas de muitos mercados de alto volume desejam, tanto a Triumph quanto a Bajaj veem um potencial incrível.
Reduzindo as barreiras para comprar uma Triumph
Levar os os mais jovens para as motos tem sido um assunto muito discutido na mídia ocidental de motocicletas há anos. Aspirar e querer parecer legal é muito bom, mas não adianta muito uma pessoa jovem e interessada não puder pagar pelo que você está vendendo.
Em vários mercados asiáticos, você encontrará uma grande variedade de motociclistas, de todas as idades e estilos de vida. Tanto jovens quanto idosos usam motocicletas e scooters como rotina diária. Portanto, embora as preocupações com a atração de novos motociclistas estejam sempre na mente de todos os fabricantes, o envelhecimento dos motociclistas que abandonam o segmento geralmente é um problema menor do que, por exemplo, nos EUA.
Considere que a Bajaj Auto relatou um aumento impressionante de 77% nas vendas de motocicletas ano a ano em novembro de 2023, registrando 218.597 unidades vendidas. Acrescente a isso o fato de que esses números incluem as novas Triumph 400. Com essa matemática, não é nada difícil entender por que Triumph e Bajaj estavam tão ansiosas para lanças as novas motos da parceria.
O que o futuro reserva?
Certamente, mais motos estão a caminho, com um rumor de uma café racer 400 no estilo Thruxton da Triumph e outros modelos pequenos planejados, em vários estágios de desenvolvimento. Em abril de 2023, como parte de sua parceria, a Bajaj assumiu oficialmente a distribuição da Triumph na Índia, um acordo que também deve continuar no futuro.
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Fonte: Triumph Motorcycles, Bajaj Auto, Reuters, The Economic Times
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