A BMW está trabalhando arduamente em sua plataforma dedicada a carros elétricos. Ela é chamada de Neue Klasse (em alemão, "Nova Classe"), em homenagem a uma linha de sedãs e cupês de enorme sucesso vendidos de 1962 a 1972. A decisão de reviver a Neue Klasse foi tomada para destacar a importância da arquitetura elétrica, que deve chegar às ruas primeiro com este carro das fotos: a nova geração do iX3.
Flagrado na Alemanha, nos arredores de Munique, o SUV puramente elétrico não tem praticamente nada a ver com o iX3 atual. Embora tenhamos a impressão de que ele tem todos (se não a maioria) dos painéis da carroceria de produção no lugar, esses não são os faróis e lanternas traseiras finais. Porém, as peças que ali estão são temporárias e não devem afetar os painéis a redor.
Esperávamos ver um bico e um volume traseiro significativamente mais curtos, dada a plataforma elétrica dedicada que permitiria posicionar as rodas nas extremidades do SUV, mas não parece ser o caso. As grandes rodas de dois tons com pinças de freio azuis sugerem que a BMW estava testando um protótipo com o Pacote M Sport ou em uma versão M Performance.
O design dianteiro do SUV parece seguir o conceito Vision Neue Klasse. Embora fosse um sedã, o primeiro modelo de produção a receber essas bases será um SUV. Um sedã de quatro portas servindo como um Série 3 elétrico virá logo em seguida.
Parece que a BMW está mesclando a grade com os faróis, assim como vimos no conceito em setembro no IAA Mobility Show em Munique. Você pode ter certeza de que o iX3 não terá uma grade exagerada como a que vimos nos X7 e XM.
O modelo inaugural da Neue Klasse também será o primeiro modelo da BMW a usar baterias de sexta geração com células redondas. A marca prometeu aumentar a autonomia e a velocidade de carregamento em 30% em comparação com as baterias prismáticas de quinta geração existentes. As células cilíndricas aumentarão a densidade de energia em mais de 20% e terão um diâmetro padrão de 46 milímetros. A altura dependerá da aplicação: 95 mm para carros e 120 mm para SUVs, como este iX3.
BMW Vision Neue Klasse concept
BMW Vision Neue Klasse concept
Os flagras ainda não revelaram o interior, mas o Vision Neue Klasse apresentou uma cabine minimalista que dispensou a maioria dos controles convencionais. Faltava até mesmo uma tela para o motorista, embora tivesse um enorme head-up display tão largo quanto o painel. Havia também uma grande tela sensível ao toque, semelhante a um tablet, que servia como base da multimídia para o que se tornará a décima geração do iDrive.
Com o codinome "NA5", de acordo com informações internas da BMW, o SUV elétrico não será produzido na China, como é o caso do atual iX3. Em vez disso, ele será construído em uma nova fábrica em Debrecen, na Hungria, e estará à venda no segundo semestre de 2025 na Europa. O modelo deve estar disponível em outros mercado a partir do segundo trimestre de 2026. Há rumores de que as versões iniciais sejam a 40, 40 xDrive, 50 xDrive, M60 xDrive, com uma variante M de fato (codinome "ZA5") chegando posteriormente.
Fonte: Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Semana Motor1.com: nova Triton 2026, Hilux 2025, Tiguan nos EUA e mais
BMW X2 M35i xDrive chega ao Brasil mais rápido e potente