Considerado um dos nomes mais icônicos do portfólio da Chevrolet, o esportivo Camaro deverá se despedir do mercado nacional em grande estilo. Em comunicado oficial, a própria General Motors confirmou que o modelo ganhará no Brasil edição especial exclusiva para dar adeus ao país. A novidade, batizada de Camaro Collection, será lançada lançada nas próximas semanas e terá elementos únicos no design.
A Chevrolet tem tradição na oferta de edições de despedida no Brasil e já lançou a série Collection para outros modelos importantes vendidos por aqui, incluindo Zafira, Meriva e Vectra. Até o Opala teve edição parecida, neste caso chamada de SE Collectors. Agora, com o Camaro, a mesma receita será empregada e a estratégia de tiragem limitada será igualmente seguida.
Segundo a marca, apenas 125 unidades do Camaro Collection serão vendidas. Todas terão acabamento inspirado no modelo Z/28 de 1967 e serão ofertadas nas carrocerias cupê ou conversível, sempre com o pacote SS. Imagens da novidade ainda não foram divulgadas e, por enquanto, apenas o teaser com o logotipo da série foi revelado.
Sob o capô, tudo indica que o motor 6.2 V8 de 461 cv de potência e 62,9 kgfm de torque será mantido, vindo sempre associado ao câmbio automático de 10 marchas. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente de 290 km/h para o cupê e 250 km/h para o conversível.
Nos Estados Unidos, onde o Camaro é produzido, a Chevrolet seguiu a mesma estratégia e lançou a edição Collector’s Edition para dar adeus ao modelo. Em comunicado oficial, a empresa confirmou que, após 9 anos de produção, a atual geração do esportivo sairá de linha em definitivo em janeiro de 2024.
Depois de descontinuado, o Camaro não terá nova geração nos mesmos moldes do modelo atual. No portfólio da empresa, rumores indicam que acabará sendo substituído por um inéditos SUV ou sedã elétricos. "Embora não estejamos anunciando um sucessor imediato hoje, fique tranquilo, este não é o fim da história de Camaro", garantiu Scott Bell, vice-presidente da Global Chevrolet.