Ainda em Março, a General Motors confirmou que o Camaro atual estava com os dias contados. O esportivo, hoje em sua sexta geração, até tem uma perspectiva de retornar, mas como um carro elétrico e vindo em algum momento no futuro, não como substituto imediato do consagrado modelo famoso por seus motores V8.

E o que já era certo começa a se concretizar. De acordo com o site GM Authority, o último Chevrolet Camaro conversível já teria saído da linha de montagem da GM no estado de Michigan (EUA). A publicação se baseou numa postagem que viralizou nas redes sociais mostrando o que parecia ser o interior da fábrica e com a mensagem "último Camaro conversível feito em LGR". LGR é a sigla da linha de montagem de Lansing Grand River, onde o carro é feito.

Chevrolet Camaro

A foto mostrava a mensagem em um panfleto dentro de uma das estações da linha de montagem. Nela, havia uma imagem do que pode ser a última unidade do Camaro conversível nesta encarnação: um modelo pintado na cor Vivid Orange e faixas pretas no capô, além de rodas pretas de 20 polegadas. 

Chevrolet Camaro ZL1 Convertible

Supostamente, de acordo com a publicação, a produção do Chevrolet Camaro conversível teria se encerrado em 22 de novembro. O Camaro cupê ainda estaria sendo montado pela marca na fábrica de Lansing Grand River, mas também estaria em seus últimos dias. A expectativa é a de que a produção do Chevrolet Camaro de sexta geração se encerre completamente nos EUA em 7 de dezembro. Outras unidades, como a responsável pelo motor 6.4 V8 da família LT4, que equipa a versão ZL1 do Camaro, também já teriam parado de fornecer componentes para o esportivo.

Depois de descontinuado, o Camaro não terá nova geração. No portfólio da empresa, rumores indicam que acabará sendo substituído por um inédito SUV ou sedã elétricos, de detalhes ainda desconhecidos. "Embora não estejamos anunciando um sucessor imediato hoje, fique tranquilo, este não é o fim da história de Camaro", garantiu Scott Bell, vice-presidente da Global Chevrolet. 

A substituição faz parte do profundo processo de transição que a General Motors vem promovendo internamente, passando de carros a combustão para modelos EV. A partir de 2035, praticamente todos os veículos vendidos pela empresa nos EUA terão propulsão elétrica.

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