O mês de novembro teve um resultado 2,44% menor do que o de outubro, por ter tido somente 19 dias úteis, resultado dos três feriados, um deles emendando a sexta-feira. Segundo a Fenabrave, se não fosse por isso, o último mês teria sido melhor, pois mostrava sinais positivos, com um aumento nas vendas diárias.
"Notamos queda nas taxas de juros e melhora no ambiente de crédito para o setor automotivo, devido à menor inadimplência e à queda, para 7,6%, na taxa de desocupação da população no trimestre (dados PNAD – Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio), que podem ter ajudado a destravar o mercado, especialmente, no varejo, para pessoas físicas”, analisa Andreta Jr., Presidente da Fenabrave.
A Fiat continua na liderança, impulsionada pelo bom resultado das picapes Strada e Toro, somando 44.269 unidades emplacadas em novembro. Volkswagen aparece na segunda posição, com 30.119 veículos registrados no mês. Fechando o pódio está a General Motors, com 27.037. Só as três já correspondem a 50% das vendas de carros e comerciais leves no Brasil.
A Hyundai teve um bom mês e ultrapassou a Toyota, mesmo após a rivai japonesa incluir as vendas da Hilux no ranking. Foram 20.567 unidades para a sul-coreana, contra os 14.802 veículos da Toyota. O destaque do mês foi a BYD, que chegou à 11ª posição considerando só automóveis, superando Citroën e Peugeot. Ao considerar também os comerciais leves, acaba caindo para a 12ª colocação, perdendo espaço para a Citroën.
POSIÇÃO | MARCA | VOLUME | PARTICIPAÇÃO |
1º | Fiat | 44.269 | 21,95% |
2º | Volkswagen | 30.119 | 14,94% |
3º | General Motors | 27.037 | 13,41% |
4º | Hyundai | 20.567 | 10,20% |
5º | Toyota | 14.802 | 7,34% |
6º | Renault | 11.915 | 5,91% |
7º | Jeep | 11.746 | 5,82% |
8º | Nissan | 5.977 | 2,96% |
9º | Honda | 5.620 | 2,79% |
10º | Caoa Chery | 4.162 | 2,06% |
11º | Citroën | 3.762 | 1,87% |
12º | BYD | 3.622 | 1,80% |
13º | Ram | 3.441 | 1,71% |
14º | Peugeot | 3.396 | 1,68% |
15º | Ford | 2.880 | 1,43% |
16º | Mitsubishi | 1.854 | 0,92% |
17º | BMW | 1.501 | 0,74% |
18º | GWM | 1.356 | 0,67% |
19º | Volvo | 726 | 0,36% |
20º | Audi | 603 | 0,30% |
21º | Porsche | 398 | 0,20% |
Sem surpresas, a Fiat Strada manteve a 1ª posição no ranking de vendas, com 11.518 unidades. O Volkswagen Polo veio logo em seguida, somando 10.197 veículos, o suficiente para garantir a 1ª posição no segmento de hatchbacks no ano. Um dos motivos pelos quais a Hyundai superou a Toyota está no HB20, que subiu para a 3ª posição com 10.057 unidades, empurrando o Chevrolet Onix (9.802) para a 4ª posição.
Após alguns meses com vendas mais mornas, o Hyundai Creta (6.989) saltou para a 5ª posição, tornando-se o SUV mais vendido do país em novembro. Líder do segmento em 2023, o Volkswagen T-Cross (6.525) acabou caindo para a 6ª colocação. Outra mudança no ranking é o Fiat Cronos (5.572) na 11ª posição, como o sedã mais vendido do Brasil no mês, cargo que era do Chevrolet Onix Plus (5.423).
Ganhando ritmo nos emplacamentos, a Ram Rampage começa a mostrar sua força e teve 3.026 unidades registradas em novembro. Ainda está longe da Fiat Toro (4.418), mas já demonstra que pode ficar na frente da Chevrolet Montana (2.263) com frequência. Carro elétrico mais vendido do Brasil, o BYD Dolphin bate novo recorde e emplacou 1.694 unidades.
POSIÇÃO |
MODELO |
UNIDADES (NOVEMBRO/2023) |
1º |
Fiat Strada | 11.518 |
2º |
Volkswagen Polo | 10.197 |
3º |
Hyundai HB20 | 10.057 |
4º |
Chevrolet Onix | 9.802 |
5º |
Hyundai Creta | 6.989 |
6º |
Volkswagen T-Cross | 6.525 |
7º |
Fiat Mobi | 6.367 |
8º |
Renault Kwid | 5.972 |
9º |
Chevrolet Tracker | 5.899 |
10º |
Jeep Compass | 5.751 |
11º |
Fiat Cronos | 5.572 |
12º |
Chevrolet Onix Plus | 5.423 |
13º |
Fiat Argo | 5.335 |
14º |
Fiat Pulse | 4.719 |
15º |
Volkswagen Nivus | 4.421 |
16º |
Fiat Toro | 4.418 |
17º |
Jeep Renegade | 4.236 |
18º |
Nissan Kicks | 4.189 |
19º |
Honda HR-V | 3.924 |
20º |
Toyota Hilux | 3.783 |
21º |
Fiat Fastback | 3.709 |
22º |
Toyota Corolla | 3.571 |
23º |
Hyundai HB20S | 3.345 |
24º |
Citroën C3 | 3.307 |
25º |
Renault Duster | 3.295 |
26º |
Volkswagen Saveiro | 3.095 |
27º |
Ram Rampage | 3.026 |
28º |
Peugeot 208 | 2.910 |
29º |
Toyota Corolla Cross | 2.648 |
30º |
Caoa Chery Tiggo 5X | 2.433 |
31º |
Volkswagen Virtus | 2.431 |
32º |
Chevrolet Montana | 2.263 |
33º |
Fiat Fiorino | 2.194 |
34º |
Ford Ranger | 2.141 |
35º |
Volkswagen Taos | 1.863 |
36º |
Jeep Commander | 1.736 |
37º |
Toyota Yaris Sedan | 1.734 |
38º |
BYD Dolphin | 1.694 |
39º |
Chevrolet Spin | 1.630 |
40º |
Toyota SW4 | 1.544 |
41º |
BYD Song Plus | 1.523 |
42º |
Toyota Yaris | 1.405 |
43º |
Chevrolet S10 | 1.373 |
44º |
GWM Haval H6 | 1.295 |
45º |
Mitsubishi L200 Triton | 1.152 |
46º |
Caoa Chery Tiggo 8 | 1.057 |
47º |
Volkswagen Amarok | 932 |
48º |
Renault Oroch | 891 |
49º |
Honda City | 887 |
50º |
Renault Master | 774 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro