page ad skin

Fábrica da Fiat Titano no Uruguai poderá ter Stellantis como sócia

De lá também saem modelos de Peugeot, Citroën, Kia e Ford. Grupo teria até 49% de participação

MANUEL-ANTELO-STELLANTIS-NORDEX

De Montevidéu (Uruguai) - O empresário argentino Manuel Antelo está negociando com o Grupo Stellantis a venda de parte de suas ações na fábrica da Nordex no Uruguai. De acordo com fontes próximas à negociação, um primeiro acordo já foi alcançado, o que possibilitou o desbloqueio de um projeto muito importante para o Stellantis: a produção das picapes Peugeot Landtrek e Fiat Titano na fábrica nos arredores de Montevidéu.

O Stellantis Group é o gigante automotivo que surgiu da fusão entre o Grupo PSA (Peugeot-Citroën) e o Grupo FCA (Fiat-Chrysler). Antelo é um empresário que já vendeu suas fábricas e empresas para outras montadoras: na década de 1990, ele vendeu ao Grupo Renault a representação da marca Renault na Argentina, incluindo a histórica fábrica de Santa Isabel (ARG). Ele também vendeu nos anos 2000 a representação da Nissan Argentina para a matriz da Nissan no Japão.

A fábrica da Nordex é a mais importante da história do setor automotivo uruguaio, onde também são produzidos modelos como a Ford Transit e Kia Bongo. Antelo estaria disposto a vender uma participação significativa na fábrica da Nordex para a Stellantis, embora o empresário argentino mantivesse o controle da fábrica.

Fiat Scudo Cargo (1)

Por esse motivo, fala-se em entregar 49% das ações da fábrica. O progresso dessa negociação teria permitido que a Stellantis reativasse o projeto dessas picapes médias Peugeot Landtrek e Fiat Titano, que estão com seus lançamentos atrasados há vários meses para os mercados argentino e brasileiro.

No momento, a Nordex já está produzindo a Landtrek, mas apenas para abastecer os mercados uruguaio e chileno. A Fiat Titano seria destinado, em um primeiro estágio, apenas ao Brasil. Além dessas duas picapes, a Nordex monta ainda outros veículos comerciais Stellantis em suas linhas de produção, como as vans Peugeot Expert, Fiat Scudo e Citroën Jumpy.

Por esse motivo, a fábrica da Nordex se tornou uma das plantas mais estratégicas para o Stellantis Group na América do Sul nos últimos anos. De acordo com fontes próximas às negociações, o acordo entre Antelo e o Grupo Stellantis será anunciado oficialmente assim que os detalhes finais forem concluídos.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com